PARLAMENTO JOVEM: POLO DE VARGINHA TEM TRÊS PROPOSTAS SELECIONADAS PELA COMISSÃO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR DA ALMG

Depois de mais de cinco meses de encontros semanais, realizados na Câmara de Varginha, nossa representante no Parlamento Jovem de Minas, Ana Carolina Martins, foi à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), apresentar, junto dos representantes das outras cidades que compõem nosso polo (Alfenas, Campanha e Paraguaçu) as propostas desenvolvidas pelos estudantes participantes. O encontro ocorreu na quinta e sexta-feira da semana passada e contou com a presença de outros polos regionais que também apresentaram suas propostas. No final do encontro, um documento foi elaborado contendo 12 propostas selecionadas e destas, três foram desenvolvidas pelo nosso polo.

“As três indicações que foram selecionadas mostram a preocupação dos nossos jovens, não só com o mercado de trabalho, mas também com a inclusão. Vê-los pensando na valorização e fiscalização de ações de inclusão de pessoas com deficiência e neurodivergentes no mercado de trabalho, mostra que estamos no caminho certo”, disse Gleison Marques, diretor da Escola do Legislativo de Varginha.

As ideias apresentadas foram: Desenvolver um projeto estadual para garantir e monitorar os direitos trabalhistas de jovens, criando um sistema estadual próprio que se assemelhe ao Programa Jovem Aprendiz, sendo que o Estado deverá oferecer incentivo fiscal para as empresas parceiras e cada município deverá disponibilizar a prefeitura como ponto de credenciamento; Cofinanciamento, pelo Estado e pelos municípios, para disponibilização de passe livre estudantil, garantindo transporte gratuito para alunos dos ensinos médio e superior que visam fazer o curso técnico ou que necessitam trabalhar e a valorização e fiscalização de ações de inclusão de pessoas com deficiência e neurodivergentes no mercado de trabalho por meio de incentivo financeiro, com isenção de um percentual dos impostos devidos para que as empresas contratem esses jovens.

Agora, o documento final será analisado pelos representantes da Assembleia de Minas Gerais e as propostas poderão virar projetos de lei.