CÂMARA DE VARGINHA PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR TARIFAS DO PEDÁGIO E AVANÇOS EM OBRAS E MELHORIAS VIÁRIAS

A Câmara Municipal de Varginha promove no dia 09 de dezembro, às 18h, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública para debater temas relacionados à concessão e às rodovias administradas pela EPR Vias do Café, responsável pelos trechos federais BR-265 e BR-491, além de estradas que atravessam o município e impactam diretamente a rotina da população.
A audiência atende à solicitação do Vereador Dandan, que propôs o encontro com o objetivo de garantir transparência, diálogo e esclarecimentos sobre obras em andamento e previstas, tarifas de pedágio, manutenção das vias e impactos locais. “O pedido da realização dessa audiência tem como objetivo garantir acompanhamento adequado das ações realizadas pela empresa, assegurando que as intervenções nas rodovias ocorram de forma eficiente, segura e em consonância com os interesses da comunidade varginhense”, destacou Dandan.


Entre os principais assuntos que serão abordados, destacam-se:
• Valores das tarifas de pedágio;
• Construção de trincheira na Avenida Princesa do Sul (Jardim Andere);
• Implantação de rotatória em frente ao Parque de Exposições, na MGC-491 (saída para Três Corações);
• Melhorias no trânsito da MG-167, especialmente na rotatória da Avenida Plínio Salgado;
• Demandas de segurança viária e mobilidade urbana.


Entre alguns convidados para contribuir com o debate estão vereadores, representantes da EPR Vias do Café, Secretaria Municipal de Obras, Departamento Municipal de Transporte e Trânsito, além do DNIT e do DER-MG.
Também estão sendo enviados convites às Câmaras Municipais da região, considerando que diversos municípios do Sul de Minas são diretamente impactados pela concessão.
A população poderá acompanhar a Audiência de forma presencial ou por meio da transmissão ao vivo no YouTube e no Facebook oficiais da Câmara Municipal de Varginha.

CÂMARA DE VARGINHA APROVA CRIAÇÃO DO “CARTÃO EDUCAÇÃO"

Benefício será direcionado aos estudantes da Rede Municipal de Ensino para compra de materiais escolares
Os vereadores de Varginha aprovaram, por unanimidade, na sessão da Câmara de Varginha de ontem (24), o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Distribuição Gratuita de Material Didático na Rede Municipal de Ensino. A iniciativa, de autoria do Executivo, cria o “Cartão Educação”, um cartão magnético pelo qual será disponibilizado crédito financeiro para que os estudantes da rede municipal adquiram seu material escolar básico. O valor será definido anualmente pela Prefeitura, por decreto, com base no custo médio dos itens, garantindo atualização conforme a inflação (IPCA).
Ao aprovar o projeto por unanimidade, os vereadores reafirmaram a importância de investir na educação pública municipal. “Aprovamos o projeto, pois sabemos que dessa forma, garantimos melhores condições de estudo e apoiamos as famílias de Varginha. A Câmara sempre apoiará ações que representam economia, inclusão, autonomia e fortalecimento da rede municipal de ensino”, destacou o presidente da Câmara, Marquinho da Cooperativa.
O benefício contemplará estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo alunos com necessidades especiais.
Além de oferecer autonomia, ao instituir esse programa, o Município promove um estímulo direto à economia local, fortalecendo papelarias e comércios do município.
Segundo o texto aprovado, o cartão só poderá ser utilizado para a compra de materiais previamente estabelecidos e padronizados pela Secretaria Municipal de Educação. A lista será entregue aos pais ou responsáveis no início do ano letivo. Com isso, o município pretende assegurar qualidade, padronização e melhor uso dos recursos.
Caso haja irregularidade no uso do benefício — como compras fora da lista — o cartão poderá ser cancelado, e responsáveis estarão sujeitos a penalidades previstas em lei. A SEDUC também ficará responsável por fiscalizar periodicamente o uso adequado dos materiais nas escolas.
Não há informações no projeto se o cartão já começará a ser utilizado no próximo ano letivo, cabendo ao Executivo regulamentar e sancionar o projeto.

CÂMARA DE VARGINHA ANTECIPA DEVOLUÇÃO DE ORÇAMENTO E INDICA RECURSO PARA AUXILIAR NA RECUPERAÇÃO DA CIDADE APÓS FORTES CHUVAS

Diante da situação de emergência pública decretada pela Prefeitura devido às fortes chuvas que atingiram o município no último fim de semana, a Câmara Municipal de Varginha irá antecipar a devolução de parte do seu orçamento anual.
“Economizamos em alguns setores da Câmara neste ano de 2025, cortando alguns gastos e, por isso, conseguiremos devolver um valor considerável à Prefeitura e, dessa forma, vamos pedir que o prefeito utilize desse recurso na recuperação dos pontos mais críticos da cidade, garantindo mais agilidade no atendimento à população”, declarou o presidente da Câmara, vereador Marquinho da Cooperativa.
A previsão é de que cerca de mais de R$ 2 milhões sejam repassados ainda no mês de novembro, fortalecendo o trabalho emergencial que vem sendo realizado pela Prefeitura.
A Câmara reforça seu compromisso com a responsabilidade fiscal, com a boa gestão do dinheiro público e, principalmente, com o bem-estar da população de Varginha.

CÂMARA DE VARGINHA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR MODELO DE GESTÃO DO HOSPITAL BOM PASTOR

A Câmara Municipal de Varginha realiza, na próxima terça-feira (11), às 9h, no Plenário, uma audiência pública para debater a possibilidade de alteração do modelo de gestão do Hospital Bom Pastor, nos moldes do que é aplicado atualmente no Hospital Regional.
A iniciativa atende à proposição do vereador Cássio Chiodi, que destacou a importância de abrir o diálogo sobre novas formas de gestão para fortalecer o atendimento à população e aprimorar a eficiência administrativa do hospital.
Segundo o vereador, o Hospital Regional, instituição filantrópica que se tornou referência pela qualidade de seu atendimento e pela estrutura médica e predial, serve como exemplo positivo de que modelos de gestão mais modernos e flexíveis podem gerar resultados expressivos na área da saúde pública.
O objetivo da audiência é ouvir diferentes pontos de vista e buscar alternativas que contribuam para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Hospital Bom Pastor. Foram convidados a participar representantes da Diretoria do Hospital Regional, da Diretoria do Hospital Bom Pastor e da Fundação Hospitalar do Município de Varginha (FHOMUV).
A Câmara reforça o convite à população, autoridades e profissionais da área da saúde para participarem desse importante momento de diálogo sobre o futuro da gestão hospitalar em Varginha.

CÂMARA DE VARGINHA HOMENAGEIA LEUDER TADEU DA COSTA COM COMENDA DA SEGURANÇA PÚBLICA

Foi entregue na noite desta quinta-feira (30), na Câmara Municipal de Varginha, a Comenda do Mérito Profissional da Segurança Pública – Alferes Tiradentes, ao Bombeiro Militar Leuder Tadeu da Costa pelos relevantes serviços prestados à comunidade e à segurança pública.
A solenidade foi marcada por emoção e reconhecimento, reunindo familiares, amigos, colegas de corporação e representantes da Polícia Militar e do Batalhão de Bombeiros Militar de Varginha.
O vereador Cássio Chiodi, propositor da homenagem, destacou a liderança, serenidade e sabedoria de Leuder dentro do Corpo de Bombeiros, ressaltando sua postura calma e equilibrada até mesmo nas situações de maior estresse, sempre apoiando e orientando os companheiros de farda.
A vereadora Zilda Silva, que presidiu a sessão, enfatizou o trabalho heroico e o merecimento da comenda, reforçando o orgulho do Legislativo em reconhecer profissionais que dedicam suas vidas à proteção do próximo.
Em seu discurso, Leuder Tadeu da Costa agradeceu a homenagem e a dedicou a Deus, à família e aos amigos de profissão.
“Ser bombeiro é mais do que uma profissão, é uma missão de vida. Estar sempre à disposição do próximo, com coragem e fé. Tudo isso é fruto de um trabalho em equipe e da presença de Deus, que nos conduz em cada ocorrência”, afirmou emocionado.
Bombeiro Militar em Minas Gerais desde 2010, Leuder atua com excelência e comprometimento em Varginha, acumulando mais de uma década de serviços prestados à corporação e à população mineira. Sua trajetória é marcada por disciplina, coragem e empatia, virtudes indispensáveis à nobre missão de salvar vidas.

CÂMARA DE VARGINHA ENTREGA COMENDA DO MÉRITO AMBIENTAL AO DR. FREDERICO AUGUSTO MASSOTE BONIFÁCIO

A Câmara Municipal de Varginha realizou, na noite desta quinta-feira (06), a solenidade de entrega da Comenda do Mérito Ambiental “Dr. Sérgio Mário Regina” ao Dr. Frederico Augusto Massote Bonifácio, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na área ambiental e à preservação dos recursos naturais no município.

A homenagem foi proposta pelo vereador Alexandre Prado e aprovada por unanimidade pelo Plenário. A sessão solene foi presidida pelo vereador Miguel da Saúde e contou ainda com a presença do vereador Joãozinho Enfermeiro e do prefeito Leonardo Ciacci.
Também compuseram a mesa o professor da Faceca, Assis Pereira, que representou os amigos do homenageado, e o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Varginha, Luciano Ribeiro Rodrigues.
Representantes do 9º Batalhão de Bombeiros Militar também estiveram presentes no plenário, prestigiando a homenagem.
Durante a cerimônia, foram destacadas as ações e o comprometimento com a educação ambiental, sustentabilidade e práticas voltadas ao desenvolvimento responsável.
Familiares e amigos do homenageado acompanharam a solenidade no plenário, que foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento à trajetória de dedicação à causa ambiental.
Frederico é especialista em Direito Ambiental, mestre em Ciências Ambientais e atualmente cursa doutorado na mesma área. Atuou como advogado até o ano de 2014, quando ingressou no serviço público estadual, tomando posse como servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais. Em 2019, assumiu a Diretoria Jurídica da então Superintendência de Regularização Ambiental.
Desde setembro de 2023, exerce a função de chefe regional de Regularização Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM no Sul de Minas, liderando processos e equipes com foco na legalidade, sustentabilidade e desenvolvimento regional responsável.

ALUNOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DE VARGINHA PARTICIPAM DA 20ª EDIÇÃO DO CÂMARA MIRIM, PROMOVIDO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Com olhares curiosos e muita empolgação, doze alunos da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Varginha viveram, entre os dias 29 e 30 de outubro, uma experiência inesquecível em Brasília: participar da 20ª edição do Câmara Mirim, programa nacional promovido pelo portal Plenarinho da Câmara dos Deputados que simula o trabalho parlamentar e incentiva o protagonismo juvenil e a cidadania entre estudantes de todo o país.
Durante os dois dias de atividades no Congresso Nacional, os estudantes vivenciaram o processo legislativo na prática, deliberando três propostas de projetos de lei apresentadas por adolescentes de diferentes estados. Eles participaram de todas as etapas: apresentação de emendas, discussão nas comissões e votação em plenário, em uma simulação pedagógica que reproduz fielmente o funcionamento da Câmara dos Deputados.
No primeiro dia, a delegação de Varginha participou ativamente da discussão sobre o projeto de lei que trata da conscientização contra o uso de vapes (cigarros eletrônicos) por crianças e adolescentes, proposto pelo adolescente Nicolas dos Anjos, de Rio Claro (SP). No segundo dia, as proposições foram debatidas e votadas em plenário, sendo aprovadas com ampla participação dos jovens parlamentares mirins. Os alunos Ian Amorim e Rebeca Araújo representaram Varginha como oradores na sessão final.
“Foi uma experiência única! A preparação levou alguns meses e todos nós nos dedicamos para representar bem Varginha. Busquei fazer o meu melhor em cada momento, com muito orgulho de levar o nome da nossa cidade”, contou a estudante Rebeca Araújo, uma das oradoras da sessão plenária mirim.
Além das atividades legislativas, os estudantes visitaram importantes espaços da capital federal: conheceram o Palácio do Itamaraty, sede da diplomacia brasileira; a Gráfica do Senado Federal, onde foram presenteados com livros; o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, local que homenageia os heróis da pátria; e exploraram toda a estrutura do Congresso Nacional, compreendendo o funcionamento conjunto da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Durante a visita, o grupo também teve a oportunidade de interagir e conversar com diversos deputados federais, que compartilharam suas experiências e destacaram a importância da participação dos jovens na política e na construção de um país mais democrático.
A Câmara Municipal de Varginha esteve representada pela presidente da Escola do Legislativo, vereadora Ana Rios Fontoura, e pelo diretor da Escola e professor do projeto Nasce um Cidadão, Robson Almeida, que acompanharam os alunos durante toda a programação em Brasília.
O projeto Nasce um Cidadão foi desenvolvido ao longo de 2025 com alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental de escolas públicas do município. A cada semana, de forma lúdica, os estudantes aprenderam sobre a Constituição Federal, o processo legislativo e como as leis são elaboradas, culminando com essa vivência prática na capital federal. A experiência em Brasília encerra um ciclo de aprendizado e marca o início de novos sonhos, uma verdadeira lição prática sobre cidadania, política e compromisso com o futuro do país.

Subcategorias

Subcategorias

 

Sessões Plenárias

Compareça às sessões todas segundas e quartas-feiras, à partir das 18 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
37002-020, Varginha - MG

35 3219 4757

JoomShaper