VEREADORES PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO LIVRO COZINHAS DAS GERAES

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, acompanhado do vereador Leonardo Ciacci, participou nesta segunda-feira (19) do lançamento do livro “Cozinha das Geraes: sabores segredos e tradições”, editado pela Fundação Cultural de Varginha.

O evento realizado na sede do Museu Municipal contou ainda com a presença do prefeito em exercício Verdi Lúcio Melo, secretários, empresários, chefs e servidores da prefeitura.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, o livro traz o resgate de 34 receitas com mais de 300 anos de história e que marcam a culinária de Minas Gerais.

O presidente da Câmara, Dudu Ottoni destacou a importância do lançamento do livro como forma de preservação da cultura regional. “Parabenizo a Fundação Cultural por essa belíssima obra que faz o resgate de receitas da culinária de Minas que é reconhecida mundialmente”, disse.

Ainda durante o lançamento, o chef de cozinha Ricardo Lúcio Martin, fez uma palestra sobre a culinária em Minas.

O livro faz parte das atividades da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural que em 2019 traz como tema culinária e patrimônio.

 

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VARGINHA PARTICIPA DE REUNIÃO PARA TRATAR DE MEDIDAS DE SEGURANÇA NA CELINA OTTONI

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, representou o Legislativo em uma reunião que tratou da questão dos problemas no trânsito da Avenida Celina Ferreira Ottoni. A reunião foi na manhã de hoje (20), na Prefeitura de Varginha.

Além de Dudu, estiveram presentes o prefeito em exercício, Vérdi Lúcio Melo – que foi quem convidou o presidente da Câmara para participar do encontro - representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, SAMU, Conselho Municipal de Trânsito, Departamento Municipal de Trânsito, e os secretários municipais de Governo, Carlos Honório Ottoni Júnior, de Obras, Luiz Roberto Pinto e de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira.

“Foi muito importante essa reunião, visto que desde o início do ano já foram registrados 91 acidentes no local, com duas vítimas fatais. É necessário que o Poder Público tome alguma iniciativa para impedir que mais pessoas morram naquela avenida”, disse Dudu Ottoni.

Foram discutidas várias alternativas para melhorar o trânsito no local, como a realização de campanhas educativas com motoristas e pedestres, melhorias na sinalização vertical e horizontal da avenida e até mesmo a possibilidade de serem implantados mais redutores de velocidade. “O pedido para colocar redutores na descida é sempre feito pelos vereadores aqui na Câmara, mas nos foi informado que por causa do declive no local seria contra  as regras do Contran, mesmo assim o Jurídico da Prefeitura vai trabalhar para tentar encontrar uma solução dentro da legislação. Também nos foi informado que o Executivo realizará estudos para analisar a viabilidade de instalar radares na localidade”, disse o presidente da Câmara.

O vereador ainda fez questão de ressaltar que a Câmara será parceira da Prefeitura nas ações de educação no trânsito. “Os representantes da Polícia Militar nos disseram que a maioria dos acidentes ocorridos na Avenida Celina Ottoni são ocasionados devido à imprudência no trânsito, por isso, além das medidas de segurança, é muito importante reforçar as campanhas educativas para tentar conscientizar motoristas e pedestres. Esperamos que consigamos reduzir o máximo possível os acidentes, não só naquele local, mas em toda cidade”, concluiu.

 

VEREADOR LEONARDO CIACCI COBRA INFORMAÇÕES SOBRE LEI DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO EM VARGINHA

O vereador Leonardo Ciacci apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Varginha, solicitando informações sobre a aplicação da Lei nº 3.750/2002, que instituiu no município o programa “Nasce um Talento”.

O programa tem como objetivo estimular o potencial artístico de pessoas ou grupos que estão revelando-se na comunidade, propiciar meios para o aperfeiçoamento do potencial artístico através de cursos e desenvolver atividades que possam desabrochar e aprimorar talentos reconhecidos pela sociedade.

No documento, o parlamentar questionou a Prefeitura sobre como a lei vem sendo aplicada no município e solicitou o detalhamento dos valores destinados ao programa, juntamente com a relação dos beneficiários nos últimos três anos.

“A aprovação desta lei foi um grande passo para a valorização do movimento cultural de Varginha, especialmente por investir nos artistas varginhenses, que tanto engrandecem o nome de nossa cidade. Dessa forma contamos com o apoio do Executivo para o envio dessas respostas, para que possamos acompanhar o que tem sido feito, cumprindo nosso dever de fiscalizadores”, destacou Ciacci.

VEREADORA ZILDA SILVA COBRA INSTALAÇÃO DE ACADEMIA DE RUA NA PRAÇA DAS CRIANÇAS

A vereadora Zilda Silva encaminhou uma indicação ao prefeito e ao secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, solicitando a realização de reforma e implantação de uma academia de rua na Praça das Crianças, no Bairro Campos Elíseos.

Segundo a parlamentar, a reivindicação tem o objetivo de incentivar a prática de atividades esportivas e promover o convívio e a integração da comunidade. “As academias de rua têm proporcionado resultados extremamente satisfatórios para a saúde de seus praticantes e contribuindo para resgatar locais não utilizados pela população, oferecendo inúmeros benefícios às pessoas que não têm condições financeiras ou que não são adeptas das academias convencionais”, informou.

Zilda destacou também que a praça está abandonada, servindo como ponto de uso de drogas e outros atos ilícitos, uma situação que preocupa e afasta os munícipes destes espaços públicos. “A revitalização da praça trará mais opções de lazer aos moradores do bairro e adjacências, zelando pelo bem-estar e melhorando a qualidade de vida de toda a comunidade”, finalizou. 

 

VEREADOR ZACARIAS PIVA PEDE INSTALAÇÃO DE FAIXAS DE PEDESTRE EM AVENIDA MOVIMENTADA DO DAMASCO

O vereador Zacarias Piva apresentou uma indicação, na Câmara Municipal de Varginha, solicitando a instalação de faixas elevadas para a travessia de pedestres na Avenida Iêda Carvalho Silva, próximo aos números 2000 e 2500, no bairro Damasco.

De acordo com o vereador, a medida tem o objetivo de atender ao pedido dos moradores e proporcionar mais segurança aos pedestres e motoristas que passam diariamente pelo local.

“A preocupação dos moradores se deve ao fato de que muitos motoristas não respeitam a velocidade permitida na via e acabam colocando vidas em risco por irresponsabilidade. Com a implantação dessas faixas, os motoristas serão obrigados a reduzir a velocidade, facilitando a travessia dos pedestres em segurança e reduzindo os riscos de acidentes”, justificou.

Zacarias destacou ainda, que há uma escola pública municipal em funcionamento no local e solicitou o empenho da Administração para que todas as medidas de segurança possíveis sejam tomadas para garantir a integridade dos alunos e da comunidade. 

 

 

VEREADOR MARQUINHO DA COOPERATIVA COBRA AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO NA UNIDADE DE SAÚDE DO IMACULADA

Procurado por diversas pessoas insatisfeitas com o atendimento na Unidade de Atenção Primária à Saúde – Uap´s - do bairro Imaculada, o vereador Marquinho da Cooperativa apresentou uma indicação na Câmara de Varginha solicitando que a Prefeitura aumente o número de vagas para consultas no serviço de saúde.

O vereador informou que os moradores estão revoltados com a situação e alegam que a unidade não tem suporte para atender a toda demanda da região.

“A Uap´s do Imaculada recebe pacientes  de diversos bairros como o Nova Varginha, Princesa do Sul, Santa Terezinha, Urupês, Jardim Ribeiro, Jardim Primavera e do Imaculada. São cerca de 200 pessoas na fila aguardando por consultas e apenas 27 conseguem ser atendidas por dia na unidade de saúde. É preciso que a Prefeitura tome alguma providência, pois o povo está sofrendo e a saúde não espera”, destacou Marquinho, solicitando urgência para o atendimento do pedido. 

ALUNOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DE VARGINHA SÃO FINALISTAS DO PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

Projetos de autoria dos estudantes podem se tornar Lei Federal

O ano de 2019 tem sido de conquistas importantes para a Escola do Legislativo de Varginha. Após ter um projeto selecionado para o Câmara Mirim, os projetos dos alunos Luiz Otávio de Oliveira Domingos e Paulo Vinícius Cardoso Rosa foram classificados para a final do Parlamento Jovem Brasileiro 2019.
No Parlamento Jovem Brasileiro, os estudantes do Ensino Médio têm a oportunidade de vivenciar na prática, durante uma semana, o trabalho dos deputados federais. Eles também irão elaborar projetos de leis e debater na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o país. 
O projeto de lei de Luiz Otávio, aluno do CEFET-MG, propõe que sejam estabelecidas diretrizes nacionais, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para a preservação da vida e a valorização do profissional da segurança pública enquanto trabalhador. Já a proposta de Paulo Vinícius, aluno da Escola Estadual Pedro de Alcântara, prevê a proibição da utilização de contêineres como salas de aula, bibliotecas ou quaisquer outros ambientes escolares e assim garantir a segurança de estudantes e profissionais da educação. 
As propostas dos estudantes ficarão à disposição dos deputados federais para, caso tenham interesse, sejam colocadas em discussão e votação no Congresso Nacional. Com isso, há possibilidade dos projetos de Luiz Otávio e de Paulo Vinícius chegarem a se tornar uma Lei Federal.
Ao todo, 78 estudantes de diversas regiões do país foram selecionados para participar da jornada parlamentar em Brasília. De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Robson Almeida, esse é um momento importante para os alunos, que poderão conhecer na prática todas as etapas do processo legislativo e dar voz às suas ideias. “É a segunda vez que nossos alunos são selecionados para este importante projeto. É uma grata satisfação e uma enorme conquista para nós”, destacou.
O presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, destaca o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de Varginha. “Quero parabenizar o diretor da Escola, Robson Almeida pela dedicação com a escola. O trabalho que ele realiza com esses alunos é de tamanha qualidade que tem virado referência em todo o país. Também parabenizamos os participantes, que se esforçam e se dedicam. São engajados e preocupados em contribuir para a progresso do nosso país. Temos muito orgulho da Escola do Legislativo de Varginha”, concluiu o presidente.

 

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
as 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper