ZUÉ DO ESPORTE SUGERE IMPLANTAÇÃO DO “SINAL DE VIDA” NO TRÂNSITO DE VARGINHA

A sinalização de trânsito conhecida como “sinal de vida”, onde o pedestre estende o braço e indica para o motorista sua intenção de atravessar pela faixa de pedestres ou travessa elevada, foi motivo de uma indicação do vereador Zué do Esporte durante a última sessão ordinária na Câmara Municipal de Varginha. O documento, solicitando que sejam realizados estudos para implantação desse sinal, foi encaminhado ao prefeito e ao secretário municipal de obras e serviços urbanos.

Essa medida, segundo o vereador, garantirá mais segurança no trânsito da cidade e contribuirá para a redução de acidentes, principalmente onde há grande fluxo de pedestres e veículos. “Em diversos municípios como Poços de Caldas, Brasília e Taguatinga, onde o “sinal de vida” foi adotado, os resultados foram muito positivos, sendo seu uso incentivado em todo o país e contribuindo para promover o respeito no trânsito”, justificou.

Dessa forma, o parlamentar pediu o apoio do Executivo para o atendimento da proposição e assim zelar pela segurança dos pedestres e dos condutores de veículos que transitam em Varginha.

LEONARDO CIACCI PEDE CONSTRUÇÃO DE ÁREA ESPORTIVA NO JARDIM ÁUREA

Uma indicação do vereador Leonardo Ciacci, apresentado na Câmara de Varginha, solicita ao Executivo Municipal a construção de uma área de esportes e lazer para os moradores do bairro Jardim Áurea.

O vereador ressalta que a solicitação atende a um anseio dos moradores e do Conselho Comunitário do bairro. “A reivindicação da população do Jardim Áurea é que o bairro possua um local destinado às atividades esportivas e de lazer e não tenham que se deslocar para outras regiões da cidade em busca desses espaços”, explicou.

Ainda de acordo com Leonardo, esta medida criará um espaço de lazer para as famílias, incentivando a prática de esportes e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. “Acredito que a realização dessa obra refletirá de forma significativa na melhoria da saúde e bem-estar dos moradores naquela região, tendo em vista os benefícios que o esporte oferece à sociedade, por isso, contamos com o apoio da Administração para que esta indicação seja atendida o mais breve possível”, finalizou.

VEREADOR PASTOR FAUSTO SOLICITA ABERTURA DE SALA DE AULA PARA IDOSOS

Com o objetivo de oferecer mais oportunidades e qualidade de vida aos cidadãos da terceira idade, o vereador Pastor Fausto apresentou uma indicação na Câmara de Varginha, solicitando à Administração, que estude a possibilidade de abrir uma sala de aula exclusiva para alfabetização de idosos no município. O documento foi encaminhado ao prefeito e à secretaria municipal de educação.

“Apesar de haver alfabetização para adultos no município, uma sala de aula exclusiva para idosos vai favorecer o processo de aprendizagem, justamente por oferecer um atendimento diferenciado, de acordo com suas necessidades, afinal, nesta fase da vida, o processo de aprendizagem requer paciência, interação e devem ser observadas as particularidades individuais”, justificou Pastor Fausto.

Ainda de acordo com o vereador, a implantação de escolas exclusivas para idosos em algumas cidades brasileiras tem apresentado resultados bastante satisfatórios. “A abertura de uma sala de aula restrita a idosos em nossa cidade pode ser o começo de uma política voltada para o bem-estar e ressocialização da melhor idade, onde além das aulas de alfabetização, poderão ser ministrados cursos e oficinas”, finalizou.

 

VEREADOR JOÃOZINHO ENFERMEIRO COBRA INSTALAÇÃO DE BICICLETÁRIO NO CENTRO

Como forma de incentivar a utilização de opções limpas de transporte e desafogar o trânsito, o vereador Joãozinho Enfermeiro apresentou uma indicação na Câmara Municipal, solicitando a instalação de bicicletário na área central da cidade. 

De acordo com o vereador, já há algum tempo que a bicicleta ganha atenção como veículo de deslocamento urbano em muitos estados do Brasil e no exterior, promovendo a mobilidade e trazendo frutos positivos para a sociedade. “Mais bicicletas nas ruas, com a devida segurança em foco, resultaria em menos engarrafamentos e um sistema de transporte coletivo mais eficiente em horários de pico, além de outros tantos benefícios”, justificou Joãozinho.

 

VEREADOR DR. GUEDES PEDE IMPLANTAÇÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM HOSPITAIS DE VARGINHA

Atendendo a solicitação de vários profissionais médicos e estudantes de medicina que possuem domicílio em Varginha, o vereador Dr. Guedes apresentou uma indicação na Câmara Municipal, solicitando estudos e programação para viabilizar a implantação de residência médica no Hospital Bom Pastor e no Hospital Regional. O documento foi encaminhado ao prefeito Antônio Silva, à Diretora Geral da Fundação Hospitalar do Município de Varginha – FHOMUV – Hospital Bom Pastor, Regina Paula Ferreira Pinto Siqueira e ao Diretor Geral do Hospital Regional do Sul de Minas, Rogério Bernardes Bueno.

Segundo Dr. Guedes, apesar de o Município ainda não possuir uma faculdade de Medicina, fato que em breve deve se concretizar, têm-se na cidade vários estudantes que cursam Medicina em outras cidades de Minas e do Brasil, que desejariam cumprir a residência médica na cidade, próximo a seus familiares.

“Esse projeto, se implementado em Varginha, contribuirá muito para o funcionamento dos hospitais da cidade, uma vez que os jovens profissionais da medicina carregam consigo a garra, motivação e disposição em aprender com os excelentes médicos que o município possui, trazendo junto com isto novos conhecimentos e tecnologias que aprenderam e desenvolveram em seus estudos”, destacou.

Ainda de acordo com o parlamentar, o desejo é que seja implantado no Hospital Bom Pastor, a residência médica nas especialidades clínica médica e cirurgia geral e no Hospital Regional, nas especialidades de clínica médica, ginecologia obstetrícia, cirurgia geral e pediatria.

VEREADOR DUDU OTTONI QUESTIONA POSSÍVEL PROLONGAMENTO DA AVENIDA SÉRGIO DE BIAGI BUENO

O vereador Dudu Ottoni apresentou um requerimento, na Câmara Municipal de Varginha, solicitando ao prefeito, informações sobre a viabilidade e providências já tomadas para realizar os serviços e implantação de obras visando o prolongamento da Avenida Sérgio de Biagi Bueno, no trecho que liga o bairro Parque Mariela, passando pelos bairros Jardim Bouganville, Vale das Palmeiras, Belo Horizonte, Terra Nobre até a Cidade Universitária – UNIS.

Em seu requerimento, o parlamentar questiona o Poder Executivo quanto à viabilidade do prolongamento dessa avenida, previsão de data para este projeto e ainda se existe uma estimativa de custo e de tempo para a realização dessa obra.

Segundo Dudu, a implantação de tal projeto trará enorme benefício para o trânsito da Rodovia BR-491, que liga Varginha a Elói Mendes, uma vez que se constituirá em uma nova alternativa aos veículos que transitam pela rodovia em direção ao UNIS. ”Após a instalação e funcionamento da Cidade Universitária do Grupo Unis, houve considerável aumento do fluxo de veículos naquela região e aumentando o tempo de deslocamento. Assim, é imprescindível que a Administração viabilize o prolongamento da avenida, garantindo maior fluidez no trânsito entre o Centro, Avenida do Contorno e os bairros da região”, concluiu.

VEREADOR DELEGADO CELSO ÁVILA PEDE QUE SEJA FORMADA COMISSÃO PARA AUXILIAR APLICAÇÃO DE EMENDAS IMPOSITIVAS

O vereador Delegado Celso Ávila apresentou uma indicação, na Câmara Municipal de Varginha, solicitando ao prefeito e à Mesa Diretora, que seja formada uma comissão com o objetivo de discutir, elaborar, definir e apresentar modelo do Procedimento Operacional Padrão – POP, referente à Emenda Parlamentar Impositiva. A sugestão é que a comissão seja formada por três vereadores, representantes do setor de contabilidade e assessoria técnica da Câmara, técnicos da Secretaria de Planejamento, responsáveis pelo orçamento e execução, Secretaria Municipal da Fazenda e de Saúde com técnico em planejamento orçamentário, garantindo assim, uma melhor gestão do dinheiro público.

A Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual – LOA, destinando recursos do Município para determinadas obras, projetos ou instituições.

“A sugestão de formação dessa comissão surgiu durante o curso sobre o orçamento impositivo, ministrado pelo professor Sandro Batista Fernandes na Câmara Municipal, que trouxe diversas informações sobre o tema e vimos que, tanto o vereador quanto o cidadão, quando bem informados, pode e deve participar ativamente, contribuindo para que o Legislativo trabalhe efetivamente para melhorar a vida da comunidade e das pessoas”, destacou o parlamentar.

Assegurado pela Constituição Federal, o Orçamento Impositivo garante que 1,2% da receita corrente líquida do município seja reservado a gastos indicados por emendas parlamentares individuais.

“Esse dispositivo provoca a elaboração de projeto de lei e o vereador, sabendo da importância de legislar sobre os assuntos de interesse da comunidade, por acompanhar o dia a dia da população, conhece de perto suas reais necessidades, atentando com isso o melhor destino a ser aplicada a verba”, finalizou o vereador solicitando especial atenção da Administração e da Mesa Diretora para o atendimento da indicação e sua colocação em prática.

 

 

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
as 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper