VEREADOR DELEGADO CELSO ÁVILA CONSEGUE EMENDA DE R$ 250 MIL PARA PAVIMENTAR RUAS DE VARGINHA

A pedido do vereador Delegado Celso Ávila, o deputado Federal Delegado Edson Moreira encaminhou, por meio do Ministério das Cidades, uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para utilização em asfaltamento na cidade de Varginha.

Os recursos serão destinados para a pavimentação das ruas Rezende Xavier (da Praça Dom Pedro até o Mercado do Produtor), e da Rua Orminda de Vasconcelos, sentido bairro Vila Floresta, um trecho de aproximadamente 1,5 km.

“Em 2017 nós tentamos emplacar essa emenda, porém o Ministério não liberou os valores. Agora, na semana passada, o Governo Federal abriu nova possibilidade para que a emenda possa ser liberada. Com isso, o município já realizou o cadastro no portal de gestão de convênios do Governo Federal”, disse o vereador Delegado Celso.

Na última sessão da Câmara, o vereador encaminhou um requerimento ao Executivo solicitando que seja levantada a planilha de custos e elaborado o plano de trabalho para a obra.

“Se tivermos tudo isso adiantado, assim que o orçamento for liberado nós já podemos inserir os dados no sistema e dar o devido andamento no empenho para que essa importante obra possa ser iniciada e concretizada”, explicou.    

O parlamentar destacou ainda que a obra vai beneficiar uma parte significativa da população que faz uso diário dessas vias para ter acesso a grandes bairros de Varginha.

“Estas ruas são importantes vias da nossa cidade e o asfalto do local com mais de 25 anos de utilização apresenta inúmeros defeitos, como: buracos, fissuras, trincas depressões, etc. É uma obra que vai melhorar a mobilidade em nossa cidade, ligando o centro a bairros bastante populosos”, explica o vereador.

VEREADOR JOÃOZINHO ENFERMEIRO PEDE MELHORIAS NO PSF DA FAZENDA PINHAL

Com o objetivo de melhorar o atendimento da população atendida pelo PSF da Fazenda Pinhal, na área rural do município, o vereador Joãozinho Enfermeiro apresentou uma Indicação na Câmara De Varginha, solicitando ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde que sejam realizadas melhorias na unidade.

“A equipe do PSF tem realizado um importante trabalho junto às famílias da zona rural da nossa cidade, especialmente com a população de idosos e crianças, porém, esse atendimento fica comprometido devido à falta de equipamentos e da estrutura do local”, explicou Joãozinho.

O vereador informou que a unidade necessita de novos computadores, melhorias no sinal de internet, aquisição de cadeiras, disponibilização de carro para visitas dos agentes de saúde, cobertura da área externa, aumento da sala de enfermagem, aumento do número de salas, construção de uma cantina para as refeições dos servidores e também que seja realizada a limpeza da entrada do local.

“Essas medidas visam atender as demandas encontradas no PSF e assim proporcionar oportunidades para que a população obtenha os atendimentos de que necessita”, concluiu o parlamentar.

 

VEREADOR DUDU OTTONI PEDE INFORMAÇÕES SOBRE O FUNDO DE ASSISTÊNCIA AO TRÂNSITO

O vereador Dudu Ottoni enviou ao Executivo um Requerimento solicitando informações sobre a arrecadação e aplicação dos recursos do Fundo de Assistência ao Trânsito – Fatran.

Criado em 2001, por meio da Lei Municipal nº 3.562, o Fatran tem como objetivo a captação de recursos financeiros destinados a promover o desenvolvimento do trânsito no município de Varginha.

Em seu requerimento, o vereador pediu informações sobre os investimentos que foram realizados nas áreas de fiscalização, sinalização, engenharia de tráfego e educação no trânsito desde a criação do fundo.  Dudu pediu ainda, esclarecimentos sobre a estimativa de arrecadação em 2018 com a aplicação de multas de trânsito lavradas no município e com o sistema de estacionamento rotativo remunerado, além de informações quanto à publicidade dos valores arrecadados e dispensados pelas ações do Fatran.

“O objetivo desse requerimento é verificar o cumprimento da legislação municipal e também verificar se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados, além de levar essas informações ao conhecimento de toda população”, finaliza.

 

CÂMARA DE VARGINHA PARTICIPA DA ABERTURA DO DIAS DE CAMPO NA FAZENDA EXPERIMENTAL DO PROCAFÉ

O Presidente da Câmara, Leonardo Ciacci, juntamente com o vereador Fernando Guedes, participaram na manhã dessa quarta-feira, dia 20, da abertura oficial do Dias de Campo, realizado anualmente pela Fundação Procafé.

O evento, realizado na Fazenda Experimental de Varginha é destinado aos técnicos e produtores de café, e tem como principal objetivo divulgar, de forma prática, os principais resultados obtidos através de novas técnicas de pesquisa.

Para o Presidente da Câmara o evento é muito importante, pois, traz para o município e para a região as últimas tecnologias para a cultura do café. “O café tem hoje uma papel fundamental na economia do nosso município, da região e do País. Trazer todas essas novidades e tecnologias para o produtor fortalece ainda mais a cadeia produtiva da nossa região e eleva a qualidade do café produzido aqui”, disse.

Durante os dias do evento são disponibilizadas, oito estações com demonstrações práticas em circuito de campo. Técnicos e cafeicultores poderão conhecer tudo bem de perto, além de participar das Palestras Técnicas, proferidas por especialistas convidados, especialmente para o evento.

 

ESCOLA DO LEGISLATIVO INICIA OFICINAS DO PROJETO CÂMARA SÊNIOR

Foi realizada na tarde da última terça-feira, 19, a primeira oficina do Projeto Câmara Sênior desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Varginha. A oficina sobre Motivação foi ministrada na sede do Propac II pelo Diretor da Escola do Legislativo, Robson Almeida.

Os cerca de 40 idosos presentes, puderam conhecer o projeto Câmara Sênior e como ele será desenvolvido ao longo do 2º semestre deste ano. Serão 10 oficinas ministradas todas as terças-feiras a partir das 14h e que vão abordar diversos temas como: Estatuto do Idoso, Violência, Políticas Públicas, Saúde, Economia Doméstica, Crime e Fraude, Envelhecimento Saudável e Motivação, sendo todos referentes ao dia-a-dia dos idosos.

Os dois últimos encontros serão realizados na Câmara, onde os participantes terão uma oportunidade de interação com os vereadores, além de conhecer as dependências do prédio histórico que abriga o poder legislativo de Varginha.

Com muito ânimo e descontração, os idosos participaram ativamente da oficina mostrando entusiasmo e motivação para participar de todas as oficinas.

O diretor da Escola, Robson Almeida, observou a participação e o envolvimento dos idosos, e disse que foi bastante produtiva a primeira oficina. “Percebi que todos estão muito empolgados com o inicio do projeto. Tivemos a sala cheia com quase 40 idosos atentos a tudo que foi dito, respondendo, participando das dinâmicas e motivados para os próximos encontros”, disse.

VEREADOR DR. GUEDES QUESTIONA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS REALIZADA EM RUA DO CENTRO DA CIDADE

O vereador Dr. Guedes encaminhou um requerimento ao prefeito solicitando informações sobre a operação tapa-buracos realizada na Rua Resende Xavier, localizada no Centro da cidade.

Segundo o vereador, no mês de abril foi apresentada na Câmara de Varginha uma indicação solicitando que a Administração providenciasse a operação tapa-buracos ao longo da referida rua, garantindo assim a segurança de quem mora e passa por essa via. Após a manutenção, moradores relataram que o serviço foi realizado de forma parcial.

“Muitos moradores me procuraram e estão descontentes com a manutenção realizada na Rua Resende Xavier. Eles reclamaram que os buracos próximos ao imóvel de número 165 não foram tapados durante a execução do serviço no local e que os problemas ainda permanecem”, explicou o parlamentar.

No requerimento, Dr. Guedes solicita que a Prefeitura informe o motivo de nem todos os buracos terem sido tapados e, ainda, se há previsão para os reparos nos buracos existentes.

 

VEREADORA ZILDA SILVA SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE SITUAÇÃO DE LOTES VAGOS NA CIDADE

A vereadora Zilda Silva apresentou um requerimento na Câmara de Varginha, solicitando à Prefeitura informações sobre a situação dos lotes vagos na cidade.

De acordo com a parlamentar, o requerimento vai de encontro às reivindicações dos moradores em todos os pontos do município que tem sofrido com o abandono dos terrenos.

“Em tempos de prevenção, é dever de todos os cidadãos e também do poder público proibir que lotes vazios se tornem pontos de acumulo de lixo e do mato alto, o que favorece a proliferação do mosquito da dengue, moscas e também o aparecimento de animais peçonhentos e que podem transmitir doenças. Outro risco trazido por essa situação são as queimadas nessa época do ano e que são tão prejudiciais à saúde e ao meio ambiente”, destacou a vereadora.

Em seu requerimento, a vereadora pediu que o Executivo informe a quantidade de lotes vagos existentes na cidade e de que forma a Administração tem trabalhado na fiscalização e autuação dos proprietários desses terrenos, além de informações dos procedimentos realizados a fim de prevenir queimadas dentro do município.  

“Essas informações serão muito importantes para futuras ações de fiscalização e manutenção, garantindo a população o direito de ter uma cidade limpa e bem cuidada”, finaliza.   

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
as 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper