Vereadores participam de inauguração das obras de revitalização e reforma em escola da Fazenda Remanso

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Zacarias Piva, juntamente dos vereadores Buiú do Ônibus, Carlúcio Mecânico, Delegado Celso Ávila, Dudu Ottoni, Leonardo Ciacci, Zilda Silva e Zué do Esporte participaram, na manhã de hoje (21), da cerimônia de inauguração das obras de reforma e revitalização da Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira na Fazenda Remanso, zona rural da cidade.

A solenidade também contou com a participação do prefeito Antônio Silva, do vice-prefeito Verdi Lúcio Melo, secretários municipais, diretores, professores, funcionários, pais, alunos e moradores.

A presença de grande parte dos vereadores da atual legislatura foi mais uma vez elogiada pelo Executivo.

O presidente da Câmara destacou a necessidade de dar atenção especial para a educação tanto na zona urbana quanto na zona rural. “Vemos aqui uma importante obra que reforça a intervenção do poder público nas melhorias da educação em nosso município. É na escola onde começa tudo. Destaco o esforço, a criatividade e o empenho de todos os servidores envolvidos nessa revitalização. Uma escola que respeita o meio ambiente e as pessoas que vivem nesse local”, afirmou Zacarias Piva.

As melhorias foram realizadas no prédio escolar, que recebeu infraestrutura adequada, atendendo às necessidades de alunos e professores. O novo espaço conta com salas de aula amplas e arejadas, cozinha, sanitários, dispensa e depósito para materiais de limpeza, biblioteca, área de lazer, campo de futebol, horta, entre outros.

A unidade de ensino faz parte do PEAC – Projeto Escolas Ambientais do Campo e oferece atividades em tempo integral através de parcerias com o UNIS – Centro Universitário do Sul de Minas e COOPERCAFEM - Cooperativa dos Produtores de Café Especial dos Martins.

 

Vereador Dr. Guedes pede recapeamento asfáltico em todo o bairro Santana

O vereador Dr. Guedes solicitou ao prefeito e ao secretário de Obras e Serviços Urbanos do Município de Varginha que providenciem uma operação tapa buracos ou recapeamento asfáltico em toda a extensão do Bairro Santana. O pedido foi oficializado através de uma indicação, apresentada na Câmara Municipal de Varginha.

Segundo o vereador, a solicitação tem o objetivo de ampliar a segurança de todos que residem e passam pelo bairro. “A indicação atende às reivindicações dos munícipes, que solicitaram a recuperação da pavimentação asfáltica das vias públicas do Bairro Santana, que se encontram em péssimo estado de conservação. Os buracos existentes nas ruas e avenidas contribuem para a ocorrência de acidentes de trânsito e danificam os veículos e imóveis existentes em seu entorno”, disse o vereador, ressaltando a importância do pedido. 

Vereador Buiú do Ônibus pede base móvel da PM no bairro Carvalhos

Com base em relatos feitos por comerciantes e moradores do bairro Carvalhos e adjacências, assustados com o crescimento de roubos e delitos cometidos na região, o vereador Buiú do Ônibus enviou para o Comando do 24º Batalhão da Polícia Militar em Varginha, um pedido de estudos e viabilidade para a implantação de uma base móvel da PM no local.

“A implantação do posto da Polícia seria importante para inibir essas ações e, ainda, facilitar o registro de alguma ocorrência. Sei que a Polícia já coloca uma base lá no local, mas seria interessante se ela pudesse ser móvel e de tempos em tempos passar pelos bairros vizinhos também”, destaca o vereador.

Ainda de acordo com Buiú, com a base móvel da Policia Militar instalada no Bairro dos Carvalhos para a intensificação do patrulhamento ostensivo, preventivo e itinerante, os bairros Imperial, Cruzeiro do Sul e Novo Tempo também serão beneficiados com mais segurança.

 

Zacarias Piva pede medidas de contenção de velocidade perto do Colégio Catanduvas

O presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Zacarias Piva, solicitou que o  Demutran - Departamento Municipal de Transporte e Trânsito - instale duas faixas elevadas de pedestres próximo ao Colégio Catanduvas. Uma delas na Rua Turmalina, em frente ao portão de entrada do “Castelinho” e a outra, próxima a lateral do mesmo colégio.

De acordo com o vereador, a medida é necessária, porque o local está inseguro para a travessia de pedestres, colocando em risco a vida das pessoas que passam por ali diariamente. “Vários professores e pais de alunos que estudam no colégio conhecido como “Castelinho” nos procuraram pedindo ajuda para esse problema. Inclusive me trouxeram um abaixo-assinado, solicitando a implantação imediata dessas passagens elevadas de pedestres. Essas assinaturas foram encaminhadas junto com a minha indicação para a Prefeitura”, explicou Piva.

O vereador ainda reforçou que a referida instituição de ensino é voltada para a educação infantil e que nos horários de pico, o trânsito de pedestres, principalmente de crianças, aumenta consideravelmente. “Por se tratar de uma medida que pode salvar vidas, acredito que seja de extrema relevância e urgência a implantação dessas faixas nos locais solicitados por mim, representando as pessoas que nos procuraram”, destacou Zacarias.

Plenária Municipal do Parlamento Jovem é promovida pela Escola do Legislativo da Câmara de Varginha

Neste ano, o tema a ser debatido pelos alunos do PJ é Educação Política nas Escolas

 

Nesta terça-feira (20), às 19h, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Varginha promove a Plenária Municipal do projeto Parlamento Jovem – PJ - de Minas, na sede do Legislativo. Nesta plenária, os participantes do PJ irão deliberar sobre as propostas referentes ao tema de 2017, que é: "Educação Política nas Escolas".

Serão apresentadas as 15 propostas já elaboradas pelos integrantes do PJ e dessas 15, seis serão priorizadas para serem defendidas na Plenária Regional, que será realizada no mês de agosto, em Três Corações.

Até o instante foram realizadas 16 oficinas com os alunos e o tema Educação Politica nas Escolas foi tratado de diversas formas: debates, vídeos, teorias, dinâmica e trabalhos em grupo. Além do tema deste ano, ainda foram discutidos com os alunos assuntos relacionados à iniciação política e cidadania.

O Parlamento Jovem de Minas conta com a participação  65 municípios mineiros e a Coordenação Estadual fica a cargo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e  PUC Minas. Em Varginha, o Parlamento Jovem é executado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Varginha.

Vereador Dr. Guedes solicita operação tapa buracos no Bairro Vila Floresta

O vereador Dr. Guedes solicitou uma operação tapa buracos em toda a extensão do Bairro Vila Floresta, através de indicação apresentada na Câmara Municipal de Varginha. Destinada ao Prefeito e ao Secretário de Obras e Serviços Urbanos, a indicação atende ao pedido dos munícipes que moram naquela localidade e os que passam pelo bairro e que têm reclamado da falta de manutenção das vias públicas.

Solicitando o apoio da Administração Municipal para que o serviço seja prestado, o vereador informou que o estado em que se encontra a pavimentação asfáltica tem causado muitos transtornos para quem reside e transita pelo bairro. “Para evitar acidentes e prejuízos à população, aos caminhões que utilizam a via e aos ônibus do transporte coletivo urbano, solicito uma atenção especial ao Poder Executivo, para que faça uma operação tapa buracos no local ou, se possível, o recapeamento asfáltico, visando o bem-estar da população”, disse o vereador.

 

 

Vereador Marquinho da Cooperativa pede melhorias no atendimento pediátrico no Caic do Imaculada

O vereador Marquinho da Cooperativa apresentou uma indicação na Câmara de Varginha solicitando ao prefeito e ao secretário de Saúde que ampliem o número de senhas oferecidas para o atendimento pediátrico na Policlínica do Caic I, no Bairro Imaculada.

Ele informou que foi procurado por mães, diversas vezes, relatando que precisam chegar cedo à Policlínica Caic, para receber uma das nove senhas que são distribuídas.

De acordo com Marquinho, o número reduzido de vagas disponíveis prejudica o acesso ao atendimento, principalmente no inverno, quando as crianças precisam de cuidados médicos com urgência. “Fui informando que não tem possibilidade de ter mais médicos pediatras para atendimento, então, dessa forma, pedi que aumentem o número de senhas oferecidas, porque somente as nove que tem hoje em dia não atende à demanda daquela região que abrange muitos bairros. As mães estão chegando cedo para pegar as senhas e não conseguem e acaba que as crianças estão ficando sem atendimento. Isso não pode continuar dessa maneira”, disse o vereador.

 

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
as 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

JoomShaper