ESCOLA DO LEGISLATIVO DA CÂMARA DE VARGINHA LANÇA PROJETO VOLTADO PARA IDOSOS

Estão abertas as inscrições para mais um novo projeto gratuito da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Varginha. Desta vez, o público alvo são pessoas acima dos 60 anos de idade, que farão parte do Câmara Sênior.

De acordo com o Diretor da Escola do Legislativo, Robson Almeida, esse projeto inédito tem como objetivo servir como um espaço de convivência para a população da terceira idade. “Esperamos que os participantes tenham um ambiente propício para a troca de conhecimentos e debates sobre temas de relevância social e que fazem parte do contexto de suas vidas. Essas atividades serão trabalhadas em dez oficinas, de maneira dinâmica, interativa e fácil de aprender”, explicou.

Os temas abordados são de relevância social, como o Estatuto do Idoso, Violência, Políticas Públicas, Saúde, Economia Doméstica, Crime e Fraude, Envelhecimento Saudável e Motivação, sendo todos referentes ao dia-a-dia dos idosos.

Os encontros ocorrem na Câmara Municipal, às terças-feiras, no período da tarde - 14h30 às 16h - e o início está previsto para o dia 15 de maio.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Leonardo Ciacci, a cidade tem muito a ganhar com essa iniciativa. “A Escola do Legislativo demonstra que é para todas as idades e, agora, com essa ação específica para os idosos oferece às pessoas acima dos 60 anos atividades de qualidade e, ao mesmo tempo, as aproxima do Poder Legislativo. Dessa forma, os idosos também contribuem para as importantes decisões que tomamos aqui, com suas experiências de vida e conhecimentos sobre nossa cidade. Todos saem ganhando com essa iniciativa”, concluiu Ciacci.

Como se inscrever?

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio, pelo telefone 3219-4757, no site da Câmara Municipal de Varginha www.camaravarginha.mg.gov.br ou pessoalmente na sede da Câmara Municipal (Praça Governador Benedito Valadares, n°11 – Centro). As vagas são limitadas.

 

 

VEREADOR ZACARIAS PIVA SOLICITA RECAPEAMENTO ASFÁLTICO EM RUA DO JARDIM PETRÓPOLIS

O vereador Zacarias Piva encaminhou uma indicação ao Executivo Municipal solicitando que seja realizado o recapeamento asfáltico na Rua Ismael de Almeida, no bairro Jardim Petrópolis.

De acordo com Zacarias, o pedido tem como objetivo atender às reivindicações dos moradores da rua que procuraram o vereador e relataram a situação precária do asfalto no local. “Devido aos inúmeros buracos, os motoristas estão encontrando grandes dificuldades ao trafegar pela via, fato que eleva consideravelmente os riscos de acidentes, sobretudo de atropelamentos”, explicou o parlamentar.

Zacarias pede que a administração municipal envide esforços para que o pedido seja atendido, ampliando, assim, a segurança de todos os cidadãos que passam por aquela rua.

 

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA

A Câmara de Varginha realiza, nesta quarta-feira, às 15h30, Audiência Pública para apresentar a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO – do Município de 2019.

A audiência será realizada no Plenário da Câmara e contará com a presença de representantes do Executivo e do Legislativo.

De acordo com a Constituição Federal, a LDO deve, no mínimo, identificar os seguintes itens: estabelecimento das metas e prioridades da administração, incluindo as despesas de capital previstas para o exercício seguinte, estabelecer critérios para a elaboração da lei orçamentária anual, estabelecer alterações programadas na legislação tributária e estabelecer critérios que pretende implantar na política pessoal.

Quem quiser participar e acompanhar o que será apresentado, basta comparecer na Câmara nesta quarta, às 15h30.

 

Vereador Marquinho da Cooperativa pede construção de pista de caminhada em extensa Avenida de Varginha

Melhorar a qualidade de vida da população. Foi pensando nisso que o vereador Marquinho da Cooperativa apresentou, na Câmara, uma indicação que pede a construção de pista para caminhada em toda a extensão da Avenida Francisco Rogassiano Coelho, que vai do Industrial JK até o Santa Terezinha.

“Essa iniciativa vai contribuir para a convivência esportiva e recreativa dos munícipes e não trará nenhum prejuízo ao trânsito local.”, justificou o vereador.

Marquinho destacou ainda que se trata de um pedido da população, pois o local é distante das áreas de lazer, academias de rua e pistas de caminhadas existentes no Município. Segundo ele, muitos munícipes, inclusive, já praticam caminhadas no leito da referida via, apesar do risco de acidentes.

“Zelando pela qualidade de vida e pelo bem-estar dos munícipes, espero ter o apoio do Executivo para que esta Indicação seja atendida”, finalizou.

 

VEREADOR DR GUEDES PEDE OPERAÇÃO TAPA-BURACOS EM RUA NO CENTRO DE VARGINHA

A reivindicação de moradores e usuários da Rua Resende Xavier, no centro de Varginha, foi assunto para uma Indicação apresentada pelo vereador Dr. Guedes durante reunião ordinária da Câmara.

O vereador pede que seja realizada operação tapa-buracos em toda a extensão da via. “Essa rua apresenta um fluxo intenso de veículos e pedestres e os numerosos buracos existentes na superfície asfáltica contribuem para a ocorrência de acidentes de trânsito e danificam os veículos e imóveis existentes”, explicou Dr. Guedes.

Atento às necessidades dos munícipes, o parlamentar pede o apoio da Administração Municipal para que os munícipes possam transitar com segurança pela referida Rua.

VEREADORES PARTICIPAM DE EVENTOS QUE INCENTIVAM A RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Leonardo Ciacci e os vereadores Marquinho da Cooperativa, Delegado Celso Ávila e Zué do Esporte participaram, na manhã da última sexta-feira (20), da entrega das obras realizadas na Unidade Prisional de Varginha.

Foram entregues obras do alojamento e vestiário para servidores, cobertura de dois pátios, dias viaturas, armamentos e uma câmera fotográfica. As verbas são provenientes de emenda parlamentar e do Ministério do Trabalho e Emprego.

APAC

Após a cerimônia no presídio, o presidente da Câmara também participou do evento de lançamento da pedra fundamental da construção do Centro de Reintegração Social (CRS), espaço que irá abrigar uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Varginha. “É importante perceber que Varginha tem pessoas que trabalham, com seriedade, em ações que promovam a ressocialização do preso. Com essas atitudes, conseguimos apoiar na recuperação dessas pessoas e encaminhá-las, novamente à sociedade, mais preparadas. Parabenizo o trabalho realizado pelo presídio local e agora a Apac, em nome do presidente, Alexandre Prado, que tem se empenhado para que Varginha seja um modelo na ressocialização”, disse o presidente, Leonardo Ciacci.

A solenidade na Apac também contou com a presença de autoridades do Executivo e do Judiciário e de representantes da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e da comunidade local.

 

Câmara de Varginha abre vaga para estágio em Jornalismo


A Câmara Municipal de Varginha está com uma vaga aberta para estágio em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, para alunos que estão matriculados, exclusivamente, no 5º período do curso.

As inscrições para o processo de seleção foram abertas hoje (23) e se encerram na próxima sexta-feira (27). Devem ser feitas diretamente na Câmara Municipal de Varginha, no horário das 8h às 11h e das 13h às 18h. É necessário ter em mãos as cópias da carteira de identidade, comprovante de residência, currículo atualizado e declaração da Instituição de Ensino, a fim de comprovar a regularidade de matrícula e o período do curso.

O edital com as demais informações sobre a vaga e o processo de seleção pode ser conferido aqui.

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
as 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper