A Câmara de Varginha está retomando, de forma presencial, todos os projetos que foram interrompidos no início da pandemia. E com certeza um deles foi feito pra você.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de formação política e cidadã para estudantes do Ensino Médio, promovido desde 2015 pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a Câmara de Varginha, com o apoio da PUC Minas. Em 2022, a 18ª edição do PJ Minas terá como tema Saúde Mental do Jovem. Para a discussão mais aprofundada dessa temática, foram definidos os seguintes subtemas: "Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias”. As oficinas do Projeto são realizadas presencialmente, na sede da Câmara de Varginha.

Câmara Mirim

O Câmara Mirim é um projeto que tem o objetivo de conscientizar estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental sobre o trabalho parlamentar, ressaltando a importância, no Parlamento, do diálogo e do respeito à pluralidade de ideias. Os alunos desenvolvem propostas, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara e no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Câmara nas Escolas

Desde 2017, o projeto Câmara nas Escolas leva os vereadores de Varginha até às instituições de ensino da cidade. Durante a visita, os vereadores conversam com os alunos sobre o papel do Poder Legislativo e a importância da participação política desde o começo da vida escolar. Também há a distribuição da edição da Jovem Câmara, uma revista com material 100% dedicado aos adolescentes.

Parlamento Mulher

O projeto Parlamento Mulher é uma iniciativa do Legislativo de Varginha que nasce com o objetivo de sensibilizar as cidadãs a participarem da vida pública e das decisões políticas do município. Um dos objetivos do projeto é discutir o protagonismo das mulheres no contexto municipal e a necessidade de maior participação feminina na agenda política local. Clique aqui para saber mais.

Câmara Sênior

Desde 2018, o Câmara Sênior realiza oficinas voltadas para idosos como forma de valorizar o conhecimento dessas pessoas e mostrar que a Câmara de Varginha pode contribuir com a qualidade de vida das pessoas que chegaram na terceira idade. As oficinas abordam diversos assuntos, como Estatuto do Idoso, Violência, Políticas Públicas, Saúde, Economia Doméstica, Crime e Fraude, Envelhecimento Saudável e Motivação.

Câmara Social

Um projeto desenvolvido em 2019 que aproxima ainda mais os vereadores da comunidade. Tem como objetivo levar o Legislativo até as entidades sociais, para conhecer de perto a realidade desses trabalhos voluntários que contribuem em várias áreas da assistência social do Município, entendendo suas necessidades e buscando alguma forma de poder ajudá-las. Essa ajuda pode vir, por exemplo, por meio de uma indicação, requerimento ou projeto de Lei.

Câmara nas Empresas

O projeto Câmara nas Empresas foi criado em 2017 com a missão de estreitar laços com a população e de colocar o Legislativo à disposição das diversas instituições que geram emprego para milhares de varginhenses. O objetivo desses encontros é compreender a história e as necessidades de cada empresa a fim de facilitar a realização de projetos que possam transformar nosso município em um lugar mais justo para todos.