NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA RENOVA TERMO DE ADESÃO AO PARLAMENTO JOVEM DE MINAS 2023

Como uma de suas primeiras ações após a posse como presidente da Câmara Municipal de Varginha, o vereador Apoliano do Projeto Dom assinou o termo de adesão ao Parlamento Jovem (PJ) de Minas 2023, comprometendo-se a mobilizar os estudantes do ensino médio a participar de atividades de formação política e cidadã, no âmbito municipal, regional e estadual.

“É importante mantermos essa parceria da Câmara com a Assembleia de Minas nesse projeto que é extremamente importante para nossos jovens. Juntando forças municipais e estaduais a mudança é maior e o encorajamento também. Formar cidadãos interessados em política é estruturar a política do futuro, é amparar os futuros vereadores, prefeitos, deputados e governadores. É informar e se importar com a geração futura,” declarou Apoliano.

Este ano, o tema do PJ de Minas é “Jovem e Mercado de Trabalho”, que reúne os Subtemas “Desenvolvimento econômico e mercado de trabalho”, “Escolaridade e qualificação profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”. Tratado como um problema público, a inclusão do jovem no mercado de trabalho aparece no material a ser estudado como forma de instigar o debate e a discussão a cerca das ações específicas que os poderes públicos precisam executar como forma de abrir portas e caminhos para o ingresso do jovem no mercado de trabalho.

De maneira geral, o Parlamento Jovem de Minas, desenvolvido pela ALMG através da parceria com as câmaras municipais, oferece para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Seu objetivo é ajudar estudantes do ensino médio a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no parlamento, tudo isso através de estudos, pesquisas, debates e negociações, estimulando o respeito a diferentes ideais, opiniões, anseios e objetivos.