REQUERIMENTO DO VEREADOR DR. GUEDES QUESTIONA POSSÍVEL IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA NA UNIFAL EM VARGINHA

Os vereadores aprovaram na última sessão ordinária da Câmara, um requerimento apresentado pelo vereador Dr. Guedes pedindo informações sobre a possibilidade de instalação de uma faculdade de Medicina no Campus da UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas em Varginha.

Dr. Guedes diz que em maio de 2015, o conselho superior da UNIFAL aprovou através de resolução o funcionamento do curso que até o momento existe apenas no papel.

“É preciso que busquemos parcerias para que a implantação do curso de medicina em Varginha se torne realidade, pois a cidade terá muitos benefícios. Com essa faculdade, vem o hospital-escola, auxiliando na formação dos profissionais da saúde, com profissionais para orientar e agir baseado no que se aprende na teoria e em casos já conhecidos”, justificou.

Ainda segundo o vereador, o momento é oportuno e tem gerado amplas discussões no que diz respeito à saúde pública e à "importação" de profissionais médicos e, tanto a UNIFAL quanto o Município e esta Casa Legislativa, junto com as entidades médicas, acreditam no potencial profissional e estrutura logística existentes em Varginha.

“Temos uma infraestrutura hospitalar que conta com quatro hospitais, sendo dois públicos e dois privados, além de diversos profissionais da saúde com mestrado e doutorado e é polo regional na assistência médica, sendo referência em diversas especialidades, com destaque na nefrologia, cirurgia geral, oftalmologia, neurocirurgia, com Centro de Oncologia e Cirurgia Cardiovascular reconhecidos”, enfatizou.