Notícias

VEREADOR MARQUINHO DA COOPERATIVA PEDE A CONSTRUÇÃO DE UMA UBS NO BAIRRO NOVA VARGINHA

O problema com a sobrecarga dos Postos e Unidades de Saúde vem assolando os varginhenses há tempos e é uma preocupação recorrente do vereador Marquinho da Cooperativa, que vem tentando a expansão do sistema local. “São várias as indicações solicitando a construção de Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde em diversos bairros da cidade, isso por que Varginha cresceu e vem crescendo muito, de forma que as estruturas de saúde presentes estão sobrecarregadas, não suportando o excesso de contingente. A comunidade do Bairro Nova Varginha sofre com a dificuldade em conseguir consulta médica no bairro vizinho, que atualmente atende a toda a população daquela área”, apontou o vereador.

É diante deste problema que afeta a todos os munícipes que o vereador Marquinho da Cooperativa solicitou através de indicação entregue à Prefeitura, a construção de uma Unidade Básica de Saúde – UBS, na região do Bairro Nova Varginha. “Essa situação dificulta o deslocamento das pessoas que necessitam de atendimento, pois a população, muitas vezes, não consegue se deslocar até outras unidades de saúde devido à distância ser grande e demandar custo com o transporte ou devido à condição física limitada, causada pela enfermidade ou idade avançada”, reforçou o propositor.

Ainda de acordo com a indicação do vereador, o pedido é completamente justo devido à expansão urbana, a criação de novos bairros e o crescimento do contingente populacional que demanda a implantação de serviços básicos mais próximos da população, tais como: postos de saúde, escolas, creches entre outros.

VEREADOR DUDU OTTONI VOLTA A COBRAR O PROLONGAMENTO DA AVENIDA SANTO AFONSO

A Avenida Santo Afonso, localizada no Bairro Campos Elíseos, se estende até o contorno do bairro vizinho – Vila Mendes, mas não possui ligação com a Rua Maria Helena (seu destino final) pertencente ao bairro adjacente. Situação que, de acordo com o vereador Dudu Ottoni, causa grande desconforto e atraso na mobilidade dos moradores da região, que precisam dar uma volta a mais para chegar até a Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Mendes. Diante disto, em um esforço contínuo, o vereador apresentou ao Poder Executivo mais um documento solicitando informações no que tange a possibilidade de prolongamento da avenida, ligando-a ao bairro vizinho. Este já é o quarto documento encaminhado ao Administrativo, a contar desde seu mandato anterior.

“O presente requerimento objetiva atender a uma antiga reivindicação dos moradores dos bairros Campos Elíseos, Vila Mendes, Parque do Retiro e Jardim Zinoca, além de proporcionar a urbanização do que seria um prosseguimento da Praça da Mina, importante área de lazer das famílias”, destacou.

Na proposição, o vereador ainda questionou a existência de uma programação e previsão para o início das obras.

VEREADOR CRISTOVÃO REFORÇA PEDIDO DE SEGURANÇA EM CALÇADA NA AVENIDA DOS IMIGRANTES

Andar pela calçada de uma das mais movimentadas avenidas da cidade tem causado desconforto aos pedestres e motoristas que transitam no local e há mais de um ano pedem por mais segurança. Isso está acontecendo na Avenida dos Imigrantes, em uma calçada que fica no topo de um talude, mais para o meio da avenida.
 
O local tem sido alvo de diversas queixas de moradores e transeuntes que se sentem inseguros, na iminência de um acidente, principalmente envolvendo crianças e idosos, propensos a queda. Diante desse problema, o vereador Cristovão, por meio de um requerimento entregue à Prefeitura, cobrou mais segurança aos munícipes, solicitando a instalação de uma grade de proteção em toda extensão da referida calçada.
 
No documento entregue, Cristovão questionou a existência de um projeto para a instalação do gradil, bem como previsão para início. “Em Agosto do ano passado apresentei a indicação n°463 solicitando a instalação de grades de segurança, mas até o momento o problema não foi resolvido. Por isso reforço o pedido, pois a medida aumentará a segurança dos pedestres e condutores de veículos que passam pelo local, minimizando o risco de acidentes”, apontou o propositor.

VEREADOR DANDAN COBRA INFORMAÇÕES REFERENTES AO CORTE DE ÁRVORES NA ALAMEDA OTÁVIO MARQUES DE PAIVA

O aparecimento de diversas árvores cortadas na Alameda Otávio Marques de Paiva causou espanto aos moradores e varginhenses que frequentam o local. Sabendo do ocorrido o vereador Dandan, a fim de entender o motivo de tal ato, requereu informações por parte da Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente, no que tange a realização de tal ação. “Recebi relatos de moradores, comerciantes e empresários locais que o corte das árvores ocorreu por volta das 05h3, o que surpreendeu a todos. Ninguém esperava por essa ação, já que grande parte das árvores que lá estavam, haviam sido plantadas pela própria comunidade. Depois de tanto trabalho e apoio da vizinhança para a promoção do meio ambiente sustentável, um ato deste, sem explicação, causa espanto em qualquer um e é por isso que, através deste requerimento, solicito a cópia documental de laudos técnicos que autorize e justifique o corte dos espécimes”, evidenciou o propositor.

Ainda de acordo com o vereador, as árvores incentivam, de maneira indireta, a prática de atividades físicas ao ar livre, como a caminhada, além de atuar diretamente na melhoria da qualidade climática local, “as áreas verdes trazem maior umidade, devido à perda de água durante a “respiração” das plantas; contribui no isolamento térmico e na absorção de gases poluentes, além de tornar o ambiente mais propício à realização de atividades físicas, o que diminui, indiretamente, o sedentarismo e doenças a ele relacionadas e, ainda, ajuda na diminuição de doenças psicológicas, como a depressão. São tantos os benefícios que as áreas verdes trazem que meu questionamento final é: Existe algum projeto de arborização e replantio das mudas que foram cortadas?”, finalizou o vereador.

VEREADOR CABO VALÉRIO SUGERE CRIAÇÃO DE CARGOS DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM PARA ATUAREM NOS CEMEI´S

Diante da tragédia ocorrida neste mês, com a morte de uma criança nas dependências de um Centro de Municipal de Educação Infantil (CEMEI) de Varginha, o vereador Cabo Valério, através de indicação entregue à Prefeitura, solicitou a elaboração de estudos para a criação de uma lei que tenha como objetivo criar novos cargos para que profissionais técnicos em enfermagem atuem nas escolinhas municipais, prestando os primeiros socorros até que o Corpo de Bombeiro ou Samu cheguem ao local. “Acredito que a inserção desses profissionais nos centros municipais pode oferecer um tempo de resposta mais rápido para o socorro da criança. É sabido que os profissionais da educação estão sendo treinados pelo Corpo de Bombeiros, mas um profissional da área da saúde é melhor capacitado e possui maior agilidade para oferecer esse primeiro atendimento”, defendeu o propositor.

Ainda de acordo com Cabo Valério, diversos projetos de lei voltados às creches foram criados, originando cargos como coordenadora de creche, supervisora de creche. “Já aprovamos outros projetos de lei destinados aos Centros Infantis, não estou tirando mérito deles, mas precisamos voltar atenção à segurança e saúde das crianças para que não percamos mais um filho(a) da sociedade nas dependências escolares. Todos os técnicos em enfermagem são especializados em socorro imediato, bem como aplicação de medicamentos, o que levaria maior segurança às famílias dos alunos”, finalizou o vereador.

O vereador ainda questionou a possibilidade de utilizar os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) como meio de custear demais mudanças e contratações, levando mais segurança aos familiares e à população em geral.

VEREADOR DR. LUCAS PEDE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA JOÃO PESSOA

As condições de manutenção da Praça João Pessoa já vinham sendo motivo de preocupação para o vereador Dr. Lucas, mas a queda de um muro no local, ocorrida recentemente, o motivou a apresentar uma indicação na Câmara de Varginha cobrando providências da Prefeitura. “Há muito tempo a “Pracinha do Conservatório” – como é conhecido o referido espaço, não passa por manutenção. Seu precário estado de conservação ameaça a segurança dos usuários, uma vez que já houve queda de muro e causou danos aos veículos que estavam estacionados, por sorte ninguém se feriu”, comentou o vereador.

De acordo com o agente político, a praça precisa de revitalização, plantio de novas mudas, limpeza diária, melhorias na iluminação, melhorias no piso e melhor segurança, uma vez que fica em frente à escola de música e acaba sendo frequentada por crianças, “As praças, no geral, são utilizadas como espaço de lazer da população, e algumas, como é o caso desta, facilitam aos usuários na espera do transporte coletivo, mas hoje, infelizmente, a Praça João Pessoa é utilizada para outros fins, como ponto de drogas, morada de andarilhos que utilizam o local como banheiro, gerando mau cheiro. É imprescindível o aprimoramento do acesso à praça, de forma que permita a locomoção dos pedestres, que hoje pouco a utilizam ou a atravessam, por não oferecer condições ideais”, ressaltou o vereador.

Objetivando o oferecimento do espaço público em condições de uso à população geral e visando entregar de maneira efetiva o espaço de lazer próprio para usufruto da população, Dr. Lucas espera que a indicação seja atendida o mais rápido possível, evitando assim, maiores prejuízos aos munícipes.

PROJETO “VISITE A CÂMARA” RECEBE ALUNOS DO COLÉGIO SANTOS ANJOS

Em mais uma iniciativa da Escola do Legislativo, a Câmara Municipal de Varginha recebeu na tarde da última segunda-feira, por meio do Projeto “Visite a Câmara”, os alunos do 5° ano do ensino fundamental, estudantes do colégio Santos Anjos. Os alunos foram recebidos pelo diretor da Escola do Legislativo, Gleison Marques, acompanhado do vereador Dudu Ottoni.
 
Para o diretor da escola, o projeto Visite a Câmara pode abrir portas para uma nova política, a ser desenvolvida pelos pequenos no futuro. “É através de projeto como este que levamos conhecimento e despertamos o interesse das crianças pela política local. Mostramos o trabalho dos vereadores para com a sociedade e o papel da população no apoio à fiscalização dos atos administrativos municipais”, ressaltou.
 
De acordo com o vereador Dudu Ottoni que também falou com os alunos, nessa idade eles são muito curiosos pelas coisas e basta mostrarmos o caminho e as perguntas surgem. “É gratificante ver a participação dos pequenos, significa que estamos no caminho certo”, disse.
 
Ao final do encontro, um folheto educativo foi distribuído aos alunos e professoras participantes. Nele constam os deveres dos vereadores, bem como um resumo das atividades realizadas pelos representantes do Legislativo. Os encontros continuam e, na próxima segunda-feira (26), a Casa receberá os alunos do Colégio Logos. As escolas e entidades interessadas em participar das visitas do Projeto podem entrar em contato e fazer o agendamento.

Subcategorias

Subcategorias

 

Sessões Plenárias

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões
 

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
das 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper