Notícias

PROFESSOR GUEDES RECEBE TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA VARGINHENSE

Na noite da última terça-feira (16), o presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas – Fepesmig – que é mantenedora do Grupo Unis, professor Dr. Luiz Carlos Vieira Guedes recebeu o Título de Cidadania Honorária Varginhense. A homenagem foi uma proposta do vereador Reginaldo Tristão e reuniu amigos e familiares do homenageado na Câmara de Varginha.
Em sua fala, o professor Guedes, como é conhecido, fez um agradecimento emocionado. “Varginha me conquistou com sua hospitalidade. Essa cidade tem uma atmosfera única, que encanta seus visitantes. Sou grato, muito grato por ter encontrado um lar nessa cidade que me recebeu de braços abertos e me proporcionou tantas possibilidades. Acredito profundamente que a melhoria na qualidade de vida das pessoas está alicerçada na educação. A educação é o caminho para a realização pessoal, o progresso e construção de uma sociedade mais justa. Muito obrigada por essa honraria. É uma noite inesquecível, que ficará guardada para sempre em meu coração”, disse o homenageado.
A educação também foi o destaque da fala do vereador Reginaldo Tristão. “Homenagear o professor Luiz Carlos Guedes é fazer uma homenagem ao poder da educação na vida das pessoas. A educação ajuda a organizar a vida em sociedade e isso é fundamental para qualquer progresso. Eu agradeço o senhor por todos esses 20 anos dedicados à educação do Município de Varginha e de toda a nossa região”, destacou Reginaldo
Luiz Carlos Vieira Guedes, nasceu em Cachoeira Paulista – SP e veio para Varginha no ano de 2004. É filho de Rubens e Zilda e tem quatro irmãos, Maria Zilda, Benedito Rubens, Maria Cristina e Eduardo Emanuel. Casou-se com Jaqueline, com que tem os filhos Ana Beatriz e Joaquim.
Desde que chegou a Varginha, sempre atuou na área de Educação no Grupo Unis. Com a formação de Engenheiro Químico, Pedagogia e Administração, é Mestre em Biotecnologia e Doutor em Educação. Atua como professor na instituição nos cursos de graduação, pós lato e stricto sensu.
Também foi conselheiro do CREA no ano de 2005, acumulando a função de coordenador de câmara de Química no ano de 2006.
Atualmente é presidente da Fepesmig e contribui com a cidade atuando como vice-presidente do Conselho Municipal de Educação e presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB – CACS.

 

ESPAÇO CIDADANIA RECEBE CURRÍCULOS NESTA QUINTA-FEIRA

Especialmente nesta quinta-feira (18) o Espaço Cidadania da Câmara de Varginha recebe currículos para 30 oportunidades de emprego.
As vagas são:
07 para auxiliar administrativo (Ensino Médio)
20 para conferente
03 para operador de transpaleteira
Os interessados podem ir até o Espaço Cidadania, que fica na Praça Governador Benedito Valadares, 11 – Centro com o currículo pronto ou podem confeccionar e imprimir o currículo no próprio Espaço Cidadania.
O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telezap (35) 3219-4757.

CÂMARA DE VARGINHA PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR VALOR DO PEDÁGIO

Na próxima quinta-feira (18), às 18h30, no Plenário da Câmara Municipal de Varginha, será realizada uma audiência pública para esclarecimentos sobre a instalação da praça de pedágio entre Varginha e Três Corações.
A realização da audiência foi solicitada pela vereadora Zilda Silva, que justifica. “O pedido de realização desta audiência pública visa atender às reivindicações de diversos munícipes, que anseiam por esclarecimentos sobre as questões envolvendo a instalação dessa praça de pedágio”, afirma.
Para debater o tema estão sendo convidados empresários, instituições de ensino, representantes de associações, de sindicatos, Ministério Público, Prefeituras de Varginha e Três Corações, representante da empresa EPR-Vias, concessionária responsável pela rodovia, o Deputado Estadual Professor Cleiton, representantes de moradores da praça de pedágio.
O evento é aberto ao público e será transmitido pelos canais de comunicação da Câmara de Varginha no Facebook e Youtube.

VEREADOR COBRA TRANSPORTE ADEQUADO DO LIXO TRANSPORTADO DA ZONA RURAL ATÉ O ATERRO

 

O vereador Dr. Guedes apresentou uma indicação na Câmara de Varginha solicitando que a Prefeitura implante medidas preventivas e corretivas no transporte da coleta de lixo na zona rural e urbana até o aterro municipal. “Estou atendendo aos pedidos da população zona rural e urbana, que solicitam melhorias no transporte da coleta de lixo até o aterro municipal, com o objetivo de promover uma gestão mais eficiente e sustentável dos resíduos, minimizando os impactos ambientais, reduzindo vazamento ou derramamento de chorume”, explicou. O vereador ainda argumenta que é preciso capacitar constantemente os motoristas e operadores responsáveis pelo transporte de resíduos sobre práticas seguras de manuseio e descarte de resíduos e procedimentos de emergência em caso de acidentes ou derramamentos.

 

O vereador Thulyo Paiva solicitou à Prefeitura que providencie a construção de um espaço de lazer na comunidade dos Martins. De acordo com o vereador, a ideia é que essa área seja construída onde é fica o atual conselho comunitário, que está desativado. “A comunidade dos Martins tem muitos moradores e não dispõe de nenhum local adequado para que eles possam ter momentos de diversão com a família ou praticar alguma atividade física”, justifica o pedido.

Thulyo ainda conclui que a área de lazer é muito importante, pois ajuda a promover a saúde das pessoas, gera inclusão social e oferece alternativas de entretenimento de qualidade para os moradores.

 

 

VEREADOR COBRA INFORMAÇÕES SOBRE RESTAURANTE POPULAR

 

O vereador Dandan questionou a Prefeitura de Varginha, por meio de requerimento apresentado na Câmara, solicitando informações sobre a construção de um Restaurante Popular nas instalações do novo Mercado do Produtor de Varginha.

“Apresentei uma indicação o ano passado sugerindo que a Prefeitura instalasse um Restaurante Popular no novo Mercado e, então, queria uma resposta: se a sugestão será levada em consideração e, se não, gostaria de saber se têm interesse de construir um Restaurante Popular em outro local”, explica Dandan.

O vereador justifica seu pedido, pois tem sido procurado constantemente por pessoas que cobram o retorno dos restaurantes populares, considerando os inúmeros benefícios que oferecem. “Durante o período de funcionamento o Restaurante Popular de Varginha chegou a servir 600 refeições/dia. Então, entendo que as necessidades da população varginhense podem ser satisfeitas por meio da reabertura do restaurante popular nas novas instalações do Mercado do Produtor”, conclui.

VEREADOR SOLICITA A CRIAÇÃO DE UM CENTRO ESPORTIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

O vereador Marquinho da Cooperativa apresentou uma indicação na Câmara de Varginha solicitando a criação de um Centro Esportivo destinado a crianças, adolescentes e adultos com deficiência.

De acordo com o vereador, o pedido foi feito representando pessoas que o procuraram e relataram essa necessidade de haver um local adequado para a prática de atividade física regular, com o objetivo de promover uma melhora nos tratamentos realizados. “A criação de um centro esportivo especializado melhorará a qualidade de vida das pessoas com deficiência, com acompanhamento de uma equipe multiprofissional especializada, promovendo outros inúmeros benefícios. Por isso, solicito uma atenção especial da Prefeitura no atendimento desta indicação”, concluiu o vereador.

CÂMARA DE VARGINHA ANUNCIA VAGAS DE ESTÁGIO

Estão abertas as inscrições para processo de seleção de duas vagas para estágio na Câmara Municipal de Varginha. Estão sendo oferecidas duas vagas: uma para a setor de Comunicação e outra para o Espaço Cidadania.  

O estágio é para uma carga horária de seis horas, de segunda a sexta-feira.

Para o setor de Comunicação é exigido estar matriculado em curso de nível superior nas áreas de Publicidade e Propaganda ou outra área, desde que possua as exigências requeridas no edital. Já para a vaga no Espaço Cidadania é exigido estar cursando Ciência e Economia ou Administração Pública.

Mais informações podem ser conferidas neste link: https://www.varginha.mg.leg.br/downloads/Edital_2_2024___Estgio.pdf

As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou pela internet, a partir da próxima segunda-feira (01º), no seguinte endereço: https://forms.gle/jwffczJGm7cimSD37

O Programa de Estágios da Câmara de Varginha é uma iniciativa implantada com o objetivo de propiciar aos estudantes um aprendizado prático ao envolvê-los na atuação dos trabalhos desenvolvidos nas diversas áreas do Legislativo e, em contrapartida, os estagiários contribuirão para o enriquecimento das atividades desempenhadas na Câmara. 

 

 RESULTADO FINAL (atualizado em 09/04/2024, às 16h49)

https://www.varginha.mg.leg.br/downloads/resultadofinalestagio2024.pdf

 

 

 

 

Subcategorias

Subcategorias

 

Sessões Plenárias

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões
 

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper