Biografia do Presidente
Aloysio R. de Almeida
30º Presidente
1970 à 1972

Aloysio Ribeiro de Almeida, nasceu em 9 de abril de 1931, em Varginha, filho de José Bueno de Almeida. Hoje casado, pai de 6 filhos, foi um dos Políticos mais atuantes de nossa cidade. Sua administração foi dinâmica, arrojada, voltada sempre para o bem estar social. Nesta época o Poder Executivo era Governado pelo Prefeito João Eugênio do Prado. Temos a comprovação de sua eficiente administração na categoria que Varginha é hoje colocada "Cidade Industrial", se hoje Varginha é considerada a principal Cidade de nossa região, e a mais progressista do Sul de Minas, devemos à grande administração de Aloysio Ribeiro de Almeida e ao grande impulso que deu à nossa cidade.

Além das inúmeras indústrias que aqui implantou, e das que também aprimorou, temos a vinda e construção do SENAI, dando aos jovens Varginhenses condições, para que tendo uma profissão pudessem deleitar melhor das vantagens que essas mesmas indústrias nos trouxeram. Indo mais além, renovou a rede de esgoto antiga e construiu novas, onde era necessário. Vemos neste fato a preocupação com o bem estar social trabalhou num setor importante para a saúde pública, que ao contrário de várias obras que estão sob nossos olhos, sempre nos lembrando como e quando foram construídas, fica esquecido sob a terra, onde os olhos humanos não vêem esquecendo-se logo do fato que é imprescindível para a saúde.

Sua preocupação com a saúde ficou latente, com a implantação do SESI, onde menores de 7 (sete) anos tem sua educação assegurada e suas mães condições de aumentar sua renda familiar, frequentando os vários cursos que ali são administrados. O SENAI foi considerado, por ele mesmo, com a maior obra de sua administração. Foi na sua administração que doaram a maior quantidade de bolsas de estudo.

Ainda no setor da Educação construiu a nova sede da Biblioteca Municipal, ampliando-a de maneira a servir a qualquer grau de ensino. Sempre preocupado com o progresso da cidade, foi um dos Prefeitos que mais se preocupou em tornar a cidade conhecida além dos seus limites. Tendo sido seu pai, Prefeito por 2 (duas) vezes, foi seguindo seus passos que desenvolveu o gosto pela política. Segundo suas próprias palavras "Aprendi com meu pai, visitando obras, verificando o muito que ainda havia por fazer, estando junto dele quando atendia o povo. Iniciou seus estudos na Escola Estadual Afonso Pena, concluiu o Ginasial no Colégio Coração de Jesus e o curso técnico na Escola Técnica de Comércio Sul Mineira. Foi eleito Vereador por duas vezes de 1.966 a 1.970, tendo sido então Presidente da Câmara.Em 1972 foi eleito Prefeito de Varginha. ALOYSIO ABRE O CICLO DO PROGRESSO E DA INDUSTRIALIZAÇÃO No ano de 1.976, foram construídas redes de esgoto nos seguintes locais: Bairro Jardim Andere II e Vila Andere II, nas seguintes ruas: 31 de março, Campanha, Silvianópolis, Três Pontas, Suécia, Alvorada e rua Japão. No Bairro Canaã nas ruas Leo Club e A, e também foram construídas galerias de rede de esgoto em toda Vila São Geraldo e complementação de redes em diversos outros Bairros da cidade. Foi substituída de uma maneira geral, quase toda a rede de tubos galvanizados por tubos de P. V. C. Em quase todos Bairros foram distribuídos esses serviços. Ampliou as redes de iluminação pública e substituiu as lâmpadas incandescentes por vapor de mercúrio em diversos logradouros, atingindo Bairros e Centro. Executou os serviços de pavimentação asfáltica nas Vilas Murad, Paiva, Jardim Andere I e II, e nas ruas Santa Margarida no Bom Pastor.

Trinta mil metros quadrados de vias urbanas asfaltadas e a conservação constante das atuais ruas. Foram executadas as obras de saneamento do córrego dos Pinheiros, com início do trecho da Rua dos Operários, até a antiga Rua Guarapava, numa extensão de 500 metros em serviços de canalização e cobertura; futuramente seriam construídos meio-fio, sarjeta e calçamentos. As obras estariam orçadas em Cr$ 500.000,00 (quinhentos mil cruzeiros) antigos.

Adquiriu áreas para construção da nova Estação Rodoviária, realizando os serviços de terraplanagem, abertura de nova via de acesso até o contorno. Manteve o Posto de Urgências Médicas, construiu a Unidade de Isolamento junto ao Hospital Regional de Varginha. Na parte térrea da unidade seria instalada a parte de Medicina Legal. O Pronto Socorro Médico Odontológico, já instalado em convênio com o INAMPS e prestes a ser inaugurado. As obras do Hospital das Clínicas bem aceleradas. Manutenção do Posto da FIAP (Fundação Estadual de Assistência Psiquiátrica), pela Prefeitura Municipal de Varginha. Manutenção do convênio com a Secretaria de Saúde para manutenção do Centro Regional de Saúde. Conclusão das obras do conjunto Habitacional Sion, com 150 novas casas residenciais dotadas de todas as obras de infra-estrutura e que já se encontram com moradores, com água, esgoto, luz, condução e telefone Público. E aquisição de nova área com mais 70.800 metros quadrados para construção de mais 200 casas populares. Procurou conservar toda a rede do Município, tendo sido retificadas e construídas novas estradas, no sentido Vargem-Três Corações, Batista de Melo Anta até a divisa com a Flora. O Prefeito estimulou todas as atividades escolares em todos os graus e níveis. Terminou as obras do Colégio José Camilo Tavares, construiu uma quadra de esportes na Escola Afonso Pena, em Convênio com a CARPE fez reparos nas escolas estaduais, Irmãos Mário Esdras e Domingo Ribeiro de Rezende.

Construiu 4 novos prédios escolares rurais no Município: Escola Pedra Negra, na Fazenda Pedra Negra; Escola Nair Paiva, na Serra; Escola Santa Edvirges, em Pitangueiros; Escola Joaquim Pinto de Oliveira, no Salto. Implantou o Centro de Ensino Supletivo de 1o grau que foi inaugurado em 07/10/1.971. Doou 1.059 bolsas de estudo sendo, 867 de 1o e 2o grau e 192 de nível médio e superior.

Doou área do Estado de Minas Gerais para construção de prédios próprios das escolas estaduais: São Sebastião, Luiz de Melo Viana Sobrinho e Antônio Domingos Chaves. Conclusão do Centro de Formação Profissional, totalmente construído, numa área de construção de 3.500 metros quadrados, tendo auditório, 8 salas de aulas, oficinas, parte para prática de esportes, sendo duas quadras para uso múltiplo. Foi assinado no dia 7 de outubro de 1.976, a escritura de doação do imóvel ao SENAI que iria equipá-lo, dirigi-lo e mantê-lo. Área do terreno 7.000 metros quadrados. O valor na época foi orçado em Cr$ 7.000.000,00 (investimento da Prefeitura).

Apoio a todas as atividades do MOBRAL. Auxiliou as implantação da Faculdade de Engenharia Mecânica. Ampliou a Biblioteca Pública Municipal, e prestou toda apoio e incentivo às promoções artísticas e culturais. ESPORTE Apoiou o esporte em todas as modalidades e promoveu a realização de torneios esportivos. DESENVOLVIMENTO URBANO Foram implantadas as obras do Parque Comercial e Industrial de Varginha INDÚSTRIA Doação de uma área de 50.000m2 para a ampliação da CBC; implantação da JOFADEL; construção da F.L.Smidth que foi inaugurada em 30 de outubro de 1.976. Convênio com o Instituto Estadual de Florestas, para criação do Parque Florestal Municipal. Implantação da CAMELO, PLAVIGOR, Oxigênio do Brasil, Laticínios Teixeira, Plasminas, etc..

Varginha, a coluna Sul-Mineira que vem projetando Minas Gerais no contexto de uma nação que explode para o desenvolvimento, é liderada por um jovem dinâmico, entusiasta e de grande capacidade administrativa: Aloysio Ribeiro de Almeida. No campo Educacional, reconhecidamente o ponto originário de todo o progresso, ele se destaca sobremaneira, através do apoio incondicional emprestado às iniciativas que culminam com o desenvolvimento do povo Varginhense.

DESTAQUES DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO NO SETOR EDUCACIONAL
"Centro Inter-escolar para Formação de Mão de Obra" em convênio: SENAI, Secretária de Estado da Educação e Prefeitura Municipal, cabendo a este o ônus da doação do terreno de 10.000m2 na Avenida Benjamin Constant, elaboração do projeto e construção do conjunto educacional. - Reforma do prédio da Escola Estadual Afonso Pena.
- Apoio à instalação das futuras Escolas Superiores:
- Engenharia Mecânica
- Educação Física.
- Colaboração nas realizações empreendidas pelas Escolas Superiores da cidade
- Incentivo às escolas de 1o e 2o Graus.

Numa visão prospectiva podemos assegurar, pois, o contínuo êxito de Varginha em todos os seus empreendimentos. Embasam esta afirmativa esperançosa:
- O espírito realizador e aberto às mudanças, dos atuais líderes políticos;
- a formação cívica que recebe a nossa geração.

 

Sessões Plenárias

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões
 

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper