Audiência Pública sobre o GGIM debate a Segurança Pública no Município de Varginha

A CÂMARA

Perto de você

ESPAÇO

Cidadania

Parlamento

MULHER

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

Acompanhe o trabalho dos vereadores e as notícias periódicas do legislativo de Varginha.

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

Saiba tudo sobre o Poder Legislativo acessando os itens de transparência conforme sugerido pela LAI e outras regulações.

REUNIÕES AO VIVO

Assista as reuniões ao vivo em nossas redes sociais toda segunda e quarta a partir das 18h. Aguardamos sua presença.

EDITAIS DE LICITAÇÕES

Acesse as publicações referentes aos processos licitatórios e de compras da Câmara Municipal de Varginha no menu Transparência.

Na noite da última terça-feira (16) aconteceu na Câmara Municipal de Varginha uma Audiência Pública, com foco na segurança. Proposta pelo vereador Delegado Celso Ávila, a audiência discutiu a reativação e empoderamento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Com a adesão do Programa Nacional de Segurança Pública, em 2009, Varginha criou o GGIM, um canal de conexão entre todos os órgãos de segurança pública atuantes na cidade, mas que ainda não foi implantado. Com a participação de representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e demais autoridades, a audiência ouviu a opinião da comunidade presente e de seus representantes, respondendo dúvidas e encontrando soluções para a promoção da segurança pública no município.

Além do vereador propositor da audiência, Delegado Celso Ávila, também estiveram presentes, a vice-presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva e os vereadores: Dr. Alencar Faleiros, Buiú do Ônibus, Joãozinho Enfermeiro, Leonardo Ciacci e Zué do Esporte.

Dando início a audiência, o vereador Delegado Celso Ávila apresentou uma síntese da história do GGIM em Varginha, desde sua criação, através da Lei 5.085, e seus principais objetivos. Após a abertura, o vereador passou a palavra às autoridades, intercalando as colocações com a participação de representantes e demais membros da sociedade. Entre as sugestões, estão a implantação de projetos sociais de prevenção ao uso de drogas e violência, a criação da Comissão de Monitoramento da Violência em eventos Esportivos e Culturais (COMOVEEC) e a criação do Plano Municipal de Segurança Pública, aproveitando a infraestrutura que Varginha dispõe e o apoio dos órgãos competentes que ali estavam presentes. Através da audiência, a população tomou conhecimento sobre a construção da Delegacia Regional Modelo, projeto estadual em execução, o qual a cidade de Varginha foi uma das poucas cidades agraciadas em Minas Gerais.

Encerrando a audiência Pública, o vereador Delegado Celso Ávila afirmou que agora é preciso partir para a ação, manifestando aos responsáveis e aos que não compareceram a importância de empoderar o GGIM em Varginha. “É preciso, agora, despir das vaidades e do corporativismo e ter um olhar mais voltado à população. Encerro essa audiência pública com o estrito sentimento de dever cumprido, como vereador e como delegado aposentado da Policia Civil”, disse o vereador.