Projeto Câmara nas Escolas será lançado nesta terça-feira

Parlamento

MULHER

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

Acompanhe o trabalho dos vereadores e as notícias periódicas do legislativo de Varginha.

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

Saiba tudo sobre o Poder Legislativo acessando os itens de transparência conforme sugerido pela LAI e outras regulações.

REUNIÕES AO VIVO

Assista as reuniões ao vivo em nossas redes sociais toda segunda e quarta a partir das 18h. Aguardamos sua presença.

EDITAIS DE LICITAÇÕES

Acesse as publicações referentes aos processos licitatórios e de compras da Câmara Municipal de Varginha no menu Transparência.

Câmara também irá inaugurar novas salas da Escola do Legislativo e da Internet Popular, além de lançar as turmas do Parlamento Jovem e Nasce um Cidadão de 2017

A educação cidadã será o destaque de uma solenidade que será realizada nesta terça-feira (11), às 19h, na Câmara Municipal de Varginha. Na oportunidade, será lançado o Projeto Câmara nas Escolas e inauguradas as novas salas da Escola do Legislativo e da Internet Popular.

Além disso, também serão lançadas as turmas de 2017 dos projetos Parlamento Jovem e Nasce um Cidadão, que fazem parte das atividades regulares da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Varginha.

No evento, estarão presentes os alunos dos projetos e seus familiares, bem como representantes da Secretaria Municipal de Educação e das escolas participantes do Câmara nas Escolas.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Zacarias Piva, realizar projetos como este ajuda a melhorar o nível da política do nosso país. “As crianças de hoje são os futuros políticos de amanhã. Por isso, investimentos em educação cidadã, com ensinamentos sobre nossa Constituição Federal e sobre os direitos e deveres de todos nós cidadãos. Dessa forma, teremos um mundo melhor. Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos outro cenário político lá na frente, com mais pessoas capacitadas e bem intencionadas no poder”, destacou o presidente.

No evento desta terça será explicado como vai funcionar o projeto Câmara nas Escolas e será sorteada a sequência das instituições que receberão os vereadores. Também serão lançadas as turmas de 2017 dos projetos Parlamento Jovem e Nasce um Cidadão.

Ao final do evento, os participantes poderão acompanhar a inauguração das salas da Escola do Legislativo e da Internet Popular, que foram totalmente planejadas para esta nova fase dos projetos.

Um pouco sobre o Câmara nas Escolas

O projeto Câmara nas Escolas nasceu da necessidade de aproximar os vereadores dos nossos estudantes e levar até as escolas conceitos básicos sobre o Poder Legislativo.

Será uma oportunidade de trocar experiências e informações, promovendo um intercâmbio entre os vereadores e as crianças que poderão tirar suas dúvidas e dar sugestões para os representantes do povo.

Durante o ano de 2017, a partir do mês de maio, os vereadores visitarão as escolas municipais que têm turmas de 6º ano. São elas: Escola Municipal São José, Escola Municipal José Augusto de Paiva, Escola Municipal Professora Maria Aparecida Abreu e Escola Municipal Domingos Ribeiro de Resende.

Nessas escolas, os vereadores que estiverem presentes, vão explicar noções básicas sobre o Poder Legislativo, tais como: o que faz um vereador, quais são as funções do Poder Legislativo, como é feita uma Lei, etc.

Também haverá um momento para as crianças fazerem suas solicitações e tirar dúvidas.

Além disso, serão distribuídas cartilhas educativas com diversos temas, como: Educação Financeira, Meio Ambiente, Participação Política, Combate ao Aedes aegypti, etc. Essas cartilhas poderão ser levadas para a casa e, caso a escola tenha interesse, poderá ser utilizada nas salas de aula.

A expectativa é atingir cerca de 350 alunos do 6º ano e 1230 alunos do 6º ao 9º anos.

Concurso Aedes aegypti

Passada a visita dos vereadores, será aberto um concurso entre os alunos dos 6º anos que abordará as melhores práticas para combater o mosquito causador da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya. As melhores práticas serão escolhidas por uma comissão e, no final do ano, os alunos autores receberão.