ESCOLA DO LEGISLATIVO DE VARGINHA REALIZA FORMATURA DOS ALUNOS DOS PROJETOS “PARLAMENTO JOVEM” E “NASCE UM CIDADÃO”

Depois de um ano de aprendizado, foi realizada na noite da última sexta-feira, dia 30, no auditório da Unifal em Varginha, a formatura dos alunos dos projetos da Escola do Legislativo Dr. Mário Vani Bemfica, “Parlamento Jovem” e “Nasce um Cidadão” do ano de 2018.

A cerimônia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Varginha, Leonardo Ciacci, da vereadora Zilda Silva, da Secretária Municipal de Educação Rosana Aparecida Carvalho e do Diretor da Unifal Campus Varginha Leandro Riveli, além de familiares, amigos e convidados.

A Escola do Legislativo de Varginha tem o objetivo de contribuir com a educação da população e, para isso, desenvolve projetos e atividades com o intuito de despertar a curiosidade dos cidadãos sobre seus direitos e deveres. No ano de 2018, foram realizados 11 projetos no município, levando conhecimento para as crianças, adolescentes, jovens, idosos e também servidores.

Na oportunidade, o presidente da Câmara parabenizou aos formandos e destacou os trabalhos desenvolvidos pelo Parlamento Jovem e Nasce um Cidadão, que tem contribuído ativamente para a formação cidadã das crianças e adolescentes varginhenses. “Quero parabenizar a todos os estudantes que hoje encerram mais um ciclo nos projetos da Escola do Legislativo de Varginha. Graças ao empenho dos estudantes, dos colaboradores e da população, hoje nossa escola é reconhecida e premiada nacionalmente, o que é motivo de orgulho para nossa cidade. Esses projetos tem o intuito de aproximar o legislativo da população, plantando em cada um a semente da cidadania e mostrando ao nosso povo que podemos fazer a diferença através do conhecimento, do comprometimento e da dedicação. Com esses três pilares nós faremos uma sociedade mais justa, mais fraterna e de mais oportunidades para todos”, disse Leonardo.

Durante a solenidade, o orador do projeto Parlamento Jovem, Everton da Fonseca Nunes, falou sobre a importância de se aprender sobre política dentro e fora do ambiente escolar, reforçando que esse espaço deve ser plural e cada vez mais democrático, permitindo que outras formas de se ver o mundo possam estar presentes nas discussões diárias e sempre abertas à participação do cidadão. Ainda na cerimônia, foram premiadas as alunas destaque do ano de 2018, Luana Monticelli, que foi a 1ª Coordenadora de Varginha a conduzir os trabalhos da mesa da ALMG na Plenária Estadual do Parlamento Jovem de Minas e as alunas Bianca Cassemiro e Lívia Silva Fernandes, campeãs da edição 2018 da Gincana do Saber Regional em Pouso Alegre.

Para finalizar a solenidade, o Diretor da Escola do Legislativo, Robson Almeida, proferiu seu discurso, resgatando os momentos marcantes de 2018 e agradecendo a confiança dos alunos, dos pais, dos parceiros e da Câmara Municipal de Varginha.