VEREADOR ZUÉ DO ESPORTE SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DE UMA FARMÁCIA 24H NA UPA

O vereador Zué do Esporte apresentou uma indicação, na Câmara Municipal de Varginha, solicitando que seja estudada a possibilidade e tomadas as providências para a implantação de uma farmácia 24h na UPA – Unidade de Pronto Atendimento. O pedido foi encaminhado ao Prefeito e à Secretaria Municipal de Saúde.

Atendendo as reivindicações dos usuários da UPA, Zué do Esporte informou que os pacientes atendidos durante o horário noturno, nos feriados e finais de semana saem do local, após o atendimento, com suas receitas, mas não há um local onde a população possa retirar gratuitamente os medicamentos para iniciar o tratamento médico, conforme acontece durante a semana, em que os medicamentos podem ser retirados nas Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa resolveria um grave problema na saúde pública, que é a distância entre o diagnóstico e o efetivo tratamento.  “A instalação de uma farmácia 24 horas na UPA representará um grande ganho para qualidade de vida e para a saúde de toda a população. Isso vai ampliar eficiência dos atendimentos realizados no local e beneficiar, principalmente, aquelas pessoas que são atendidas aos finais de semana e não têm dinheiro pra comprar o remédio indicado. Tendo que esperar o próximo dia útil para pegar a medicação”, disse o vereador.

Zué do Esporte também sugeriu que a farmácia seja composta por uma relação de, no mínimo, 80 medicamentos como antibiótico, anti-inflamatórios, analgésicos e antialérgicos, medicamentos típicos de pronto socorro.