VEREADOR DELEGADO CELSO ÁVILA SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO

O vereador Delegado Celso Ávila apresentou um requerimento, na Câmara Municipal de Varginha, solicitando ao prefeito e ao secretário de Obras e Serviços Urbanos informações sobre o descarte de resíduos de construção civil no Município.

No documento, o vereador questiona se a Prefeitura dispõe de uma área para o descarte desses materiais ou se existe uma empresa terceirizada para prestar esse tipo de serviço. Se as áreas destinadas ao descarte são licenciadas e se um percentual do que é descartado é encaminhado para a reciclagem. Delegado Celso Ávila também deseja saber se existe a chance dos resíduos estarem sendo descartados em vias públicas, terrenos e o prejuízo que isso traz à população varginhense, no que diz respeito a doenças e proliferação de insetos. Levando em consideração a oferta de emprego e o estimulo à concorrência, o vereador também quer saber sobre a possibilidade da Prefeitura oferecer um local para instalação de uma cooperativa de reciclagem na cidade.

Ressaltando que a população está consciente sobre os malefícios causados pelo lixo e resíduos poluidores, o vereador informou que a sociedade tem desenvolvido trabalhos direcionados ao cuidado com o ambiente natural e urbano e que o Poder Público Municipal deve ficar atento e acompanhar essas atividades, para possíveis melhorias. “A coleta e o descarte adequado dos resíduos sólidos configuram um serviço público essencial aos habitantes da cidade, seja feita a cargo da Administração Municipal ou através de empresa especializada, contratada para essa finalidade. O gerenciamento apropriado desses resíduos minimizam os riscos de degradação do solo, do comprometimento dos corpos d’água e mananciais e da intensificação de enchentes, problemas cada vez mais comuns nas áreas urbanas”, disse o vereador, frisando a importância do requerimento.