Nasce um Cidadão, da Escola do Legislativo, tem a primeira aula de 2017

O projeto Nasce um Cidadão, da Escola do Legislativo da Câmara de Varginha, recebeu alguns dos novos alunos de ensino médio, que movidos por seu interesse sobre o poder público, se inscreveram para a turma de 2017. O principal objetivo deste projeto é ensinar e discutir entre os jovens os assuntos relacionados aos conteúdos da Constituição Federal.

Mesmo que neste primeiro encontro não tenham vindo todos os novos integrantes, o Diretor da Escola, Robson de Almeida, deu àqueles que compareceram algo mais que apenas boas vindas. Ele lhes explicou sobre os objetivos do projeto, as metas alcançadas pela turma do ano anterior, as funções do Poder Legislativo e como serão as próximas aulas.

Depois, num segundo momento do encontro, houve duas dinâmicas. A da “Montanha-Russa”, que serve para mostrar os desafios, subidas e descidas que são necessárias para atingir as metas em um projeto como este e a dinâmica de nome “Big-Bang”, que dá aos integrantes uma visão de como é participar de um grupo movido apenas por dois comandos (leis). Estando cientes desta dificuldade em algo tão simples, ficariam mais por dentro de como deve ser ainda mais complexo comandar e participar de uma nação regida por milhares de leis, como acontece no Brasil e em outras tantas.

Tudo isso foi explicado de forma descontraída e envolvente, num discurso voltado para os jovens do ensino médio. Desse modo, eles tiveram a oportunidade de adquirir não só conhecimento, como também interesse sobre o funcionamento da administração municipal, estadual e federal. Além de como participar das tomadas de decisões que buscam melhorar a qualidade de vida para todos.