Uma audiência pública foi realizada nesta quinta-feira (16) para discutir a adoção de políticas públicas para pessoas em situação de rua em Varginha. O encontro realizado na Câmara Municipal reuniu representantes das Secretarias Municipais de Educação, de Habitação e Desenvolvimento Social, da Polícia Militar, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, OAB, Associação Comercial, Instituições de Ensino, Centro POP, Associações, Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, Igreja do Mártir São Sebastião e público em geral. Também estiveram presentes pessoas que estão em situação de rua, inclusive alguns migrantes dos estados da Bahia, São Paulo e um Venezuelano.

A audiência foi proposta pelo vereador Delegado Celso Ávila e abordou questões relativas ao modo como é feito o acompanhamento social, psicológico e de saúde das pessoas em situação de rua e os projetos desenvolvidos na cidade para essa população.

"Notamos que o número de pessoas nas ruas tem aumentado, e com isso, as reclamações da população também. Essa conversa com as entidades, organizações e o poder público, vai nos ajudar a realinhar as ações para termos melhores resultados", comentou o parlamentar.

Em meio ao debate foram apontados como direcionamentos a implantação do consultório de rua, abrigo institucional, geração de empregos e atividades laborais nos espaços públicos, nova sede para o Centro POP - que é uma Instituição de acolhimento especializada para pessoas em situação de rua - implantação de serviço de informação, criação de corpo técnico para as comunidades terapêuticas, campanhas de conscientização, visitas técnicas às instituições de acolhimento, entre outras sugestões que agora serão filtradas e encaminhadas para as autoridades competentes.

Uma das questões mais frequentemente abordada foi o desconhecimento do Centro POP, que é uma instituição responsável por acolher e direcionar as pessoas em situação de rua. Mantido pelo Município, o Centro POP oferece abrigo, alimentação e faz até mesmo encaminhamento dos atendidos para o mercado de trabalho. Muitos presentes desconheciam este trabalho prestado em Varginha e disseram que uma das medidas de apoio para a população seria a divulgação da existência desta instituição, pois quando se encontrar uma pessoa em situação de rua, se faz um direcionamento correto dela para o Centro POP. O endereço é Avenida Francisco Gonçalves Valim, 120 – Rezende. Os telefones para contato são: 3690-2310, de segunda a sexta, das 7h às 17h e tem o celular que funciona 24h que é o 99209-0494.

Na avaliação do vereador Delegado Celso Ávila, a participação das autoridades e do público que lotou o plenário da Câmara, enriqueceu a discussão. “Atingimos com êxito nosso objetivo principal de mobilizar a sociedade. A partir desses direcionamentos vamos traçar um planejamento para que Varginha resolva com seriedade esse problema que é de todos. As sugestões foram elencadas e agora serão encaminhadas para Prefeitura, Governo do Estado e demais setores responsáveis”, disse o vereador.

A audiência pública contou ainda com a participação dos vereadores Buiu do Ônibus, Joãozinho Enfermeiro, Marquinho da Cooperativa e Zilda Silva.

Siga-nos no Twitter!!

Precisando de orientações?

Nossa equipe está disponível de segunda à sexta,
as 8h às 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper