Biografia do Presidente
Marco Antônio C. C.
45º Presidente
1992
FINAL DO 2o CICLO DOS PRESIDENTES DA CÂMARA

Nascido em 28 de outubro de 1948, filho do médico Dr. Alfredo e Eugênia, Marco Cavalcanti vem de uma linhagem de políticos representada de maneira expressiva pelo seu avô Dr. Alfredo Carvalho, que marcou nossa região por sua liderança.

Casado com Elizabeth Oliveira Cavalcanti, companheira e grande incentivadora de seu trabalho, têm nos seus três filhos, Guilherme, Bruno e Carolina, o orgulho e a razão de todos os seus empreendimentos e lutas.

FORMAÇÃO

Marco Cavalcanti é formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis em Varginha, participando em seguida de cursos nos Estados Unidos e Canadá nas áreas de "Marketing e Administração Moderna". Participou ainda de vários seminários sobre administração e transporte. Finalmente sua formação foi completada com uma especialização na área de química.



VIDA POLÍTICA

Marco Cavalcanti começou sua vida política em 1982, elegendo-se pela primeira vez Vereador Municipal. Sua trajetória política acompanha os passos de sua vida acadêmica e profissional. Sinal de sua competência, arrojo e sensibilidade política é re-eleito em 1989, chegando no final deste mandato a ocupar o cargo de Presidente do Legislativo Municipal.

Como Vereador e, sobretudo como Presidente da Câmara, Marco Cavalcanti empenhou na consolidação do Poder Legislativo em nossa cidade como poder independente e contribuído para a modernização e transparência de seus atos, ajudando assim a solidificar a credibilidade do mesmo. Em sua Legislatura Municipal, Marco reestruturou o Jornal Tribuna Livre do Legislativo, criou a Casa da Cultura, ampliou a Galeria dos Ex-Presidentes, criou a Comenda do Mérito do Legislativo Municipal. Implantou um terminal de computador ligado á Assembléia Legislativa, aparelho de Fax e PABX, um terminal próprio de computador. Reformou e ampliou a Câmara com dependências agora para a contabilidade, arquivo, recepção, sala de imprensa e de Vereadores, aumentando também o plenário, possibilitando assim uma maior participação da população.

Cavalcanti ainda promoveu uma grande reforma administrativa, com a assessoria do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), dando com isto prova de sua visão e capacidade administrativa. Suas metas e esforços principais nesta sua legislatura baseou-se na Industrialização, Educação e Cultura. Cavalcanti acredita que o grande problema de Varginha hoje é a falta de empregos e perspectivas de crescimento, apostando assim que, a curto prazo, somente a política de incentivos e uma concentração de esforços poderá dar lastro à Varginha para prosseguir em um progresso harmonioso, contemplando todas as classes sociais.

Cavalcanti acredita também que é o momento de empreender esforços no sentido de resgatar a memória da cidade, sem a qual a descaracterização fará com que Varginha e seu povo se percam na busca de sua vocação. Assim o trabalho iniciado em sua gestão em torno da cultura varginhense deverá ter continuidade, ajudando a criar uma identidade própria em torno da qual se desenvolverão projetos e programas para o desenvolvimento social da cidade.

Marco Cavalcanti, em sua vida familiar, profissional e política tem demonstrado que o segredo de seu sucesso se baseia em três qualidades: doação, arrojo de empreendedor e visão política. Durante o seu trabalho no Legislativo estes foram os principais ante-projetos, indicações, requerimentos de maior importância para a comunidade:
==> Permuta de área da Prefeitura para o IBC criar sua Fazenda de Experimentos com o cultivo de Café.
==> Reforma de salas do pavilhão de recepção do aeroporto e seu asfaltamento.
==> Participação na criação do Centro do Comércio de Café e sua transformação em utilidade pública.
==> Construção box de açougues e sanitários no Mercado Municipal.
==> Criação de Bacias Hidrográficas a beira das estradas rurais.
==> Arborização no bairro Imaculada Conceição.
==> Emprenho junto ao Governo na Solução de problemas com o Café Solúvel Brasília, além de centenas de outros requerimentos.



A MODERNIDADE E A VISÃO FUTURISTA DO PRESIDENTE MARCO CAVALCANTI Depois de mais de 20 anos funcionando com uma mesma estrutura, onde faltavam condições de trabalho, tanto para vereadores como para repórteres e funcionários, a Câmara passou por uma reforma tanto administrativa quanto física onde todo o funcionamento foi reestruturado. O trabalho do Presidente do Legislativo Marco Cavalcanti deu à Edilidade Varginhense uma condição igual a encontrada nos grandes centros do Brasil e de Minas. AMPLIAÇÃO DO PRÉDIO Uma das primeiras medidas adotadas por Marco Cavalcanti foi a reforma da estrutura do prédio onde funciona a Câmara de Vereadores, ampliando o plenário, criando gabinetes para o Presidente e um outro para recepção dos Vereadores, dando mais liberdade para ação dos edis no atendimento dos Munícipes com privacidade que eles merecem.

Além das aplicações, foram criadas salas para um centro de processamento de dados, onde um sistema de computadores informatizou todo o andamento processual da Câmara, com isto, os vereadores terão mais acesso a tudo o que foi feito na edilidade nos últimos 40 anos. A entrada do Prédio, foi reformulada, a estética foi melhorada e a escada de acesso ao plenário foi também reformada.



REFORMA ADMINISTRATIVA

A reforma administrativa iniciada pelo Presidente da Câmara Municipal de Varginha Marco Cavalcanti mostrou o funcionamento de uma Câmara dinâmica ativa dentro dos padrões adotados por outras edilidades, ele, conseguiu junto ao Poder Legislativo de Minas a instalação de um sistema On-Line com o Poder Legislativo de Varginha, como tem acontecido nas principais cidades do interior de Minas, com isto, o entrosamento entre os Deputados e os Vereadores fica mais fácil e até a participação popular fica mais acessível. A informatização da Câmara Municipal, deu ainda aos Vereadores melhores condições de trabalho sobre tudo para consultas técnicas.



ASESSORIA REATIVADAS

As assessorias jurídicas e de imprensa, estavam desativadas quando Marco Cavalcanti reassumiu; O presidente passou então a analisou a reativação das assessorias que hoje estão ativas prestando serviços auxiliares aos Vereadores. Quando da reativação das Assessorias, o Presidente Marco Cavalcanti, afirmou ser de sua importância no Universo do Legislativo Municipal.



EQUIPE DE TRABALHO

Marco Cavalcanti sempre acreditou que para ter sucesso no trabalho é preciso uma boa equipe de assessoramento. E por felicidade em meu mandato contou com diversos profissionais que acreditaram em seu trabalho e sempre apoiaram como: Dr. Luciano Adiel Lopes (Assessor Jurídico), Clementino Vieira (Chefe Dep. de Assessoria Técnico), Marcia Luiza Terra (Secretária Geral do Legislativo) Ana Maria Caldonazo (Assessora Técnica do Legislativo), Rafael Barros Filho (Assessor de Imprensa), além da equipe do CPD (Marcelo Soares Bastos, Ricardo Luis Ferreira Gonçalves), e também o pessoal burocrático.

Nesta época o Poder Executivo era Governado pelo Prefeito Dr. Antônio Silva.

 

Sessões Plenárias

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões
 

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper