Biografia do Presidente
Dr. Jacy Figueiredo
20º e 29º Presidente
1936,1937 e 1967

Filho do Dr. Domingos de Figueiredo e Dona Ambrosina Paiva Figueiredo, nasceu na Fazenda Bela Vista, Três Pontas, em 10 de setembro de 1901. Até seus 10 anos viveu na fazenda de propriedade de seus pais. Em 1911 foi para o Rio de Janeiro, iniciando os estudos com professor particular; no ano seguinte matriculou-se no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, onde terminou o curso primário e iniciou o secundário. Em 1916 seu pai foi eleito Deputado Federal por Minas Gerais, transferindo residência para o Rio de Janeiro, o que fez com que então Ginásio Jacy de Figueiredo fosse concluir o curso secundário no Ginásio do Mosteiro de São Bento. A seguir ingressou na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, em 1921, onde se revelou ótimo estudante, a ponto de concorrer ao "Prêmio Portela", a que só se podia candidatar os que obtivessem distinção em todas as matérias do curso. Diplomou-se em 1925, sendo eleito orador da turma. Colou-se grau a 4 de janeiro de 1926.

Talvez numa homenagem a seus pais - originários de Varginha - escolheu o Município, limítrofe do seu nascimento, para iniciar a atividade profissional. Dispensando absoluto zelo às causas que lhe eram confiadas, expondo as razões de defesa com inteligência e habilidades extraordinárias, através de uma palavra fluente e incisiva, a ninguém surpreendeu o êxito daquele jovem Advogado que se viu na contingência de estender sua clientela às circunvizinhanças de Varginha, de tal modo escoava por todo o Sul de Minas o renome que adquirira na Tribuna Judiciária, numa confirmação na escolha que haviam feito em 1.925 seus colegas de Faculdade. A Política, porém, atraiu-o. Foi eleito Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Varginha. Empolgado pelo programa da Aliança Liberal tomou parte na revolução de 1930. Em 1936 foi eleito Prefeito Municipal daquela Comarca. Como administrador foi o mesmo homem probo, capaz, progressista, de cuja dedicação aquela terra já dera prova como Vereador. Exerceu o cargo de Prefeito até o golpe de 10 de novembro de 1937. Para gáudio de seus antigos constituintes voltou à advocacia, mantendo-se, porém, adversário intransigente de regime ditatorial.

Iniciando-se o movimento de reconstitucionalização do País, em 1945, articulou-se com os elementos democráticos de Minas Gerais, tomando parte destacada na campanha eleitoral em apoio à candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes. Filiado ao Tradicional Partido Republicano, cujo Diretório Estadual integra, foi pelo mesmo candidato à Constituinte de 1946 e eleito por expressiva votação, a maior dentro de seu Partido. Na Câmara apresentou diversas e importantes emendas ao trabalho da Comissão Constitucional, algumas das quais foram devidamente aproveitadas.

Promulgada a Constituição, seguiu-se o período de reconstitucionalização do Estado, para o qual contribuiu o Dr. Jacy de Figueiredo com aqueles mesmos elementos que formam sua personalidade e que se tornam tão eficientes, no campo judiciário como no político, quer se trate de objetivos Nacionais, quer Estaduais ou Municipais. Prestando seu concurso à formação da "Coligação Democrática" que possibilitou a vitória da candidatura do Dr. Milton Campos à Presidência do Estado de Minas Gerais, concorreu, inegavelmente, para a causa democrática em geral.

Prosseguindo no desempenho do seu mandato até 1950, o Deputado Jacy de Figueiredo corresponde plenamente à expectativa do grande número de seus eleitores. Brilhante advogado, o Dr. Jacy de Figueiredo era sempre procurado para aconselhamento ou para produzir peças jurídicas importantes dentro do contexto Forense Varginhense. De 1950 a 1960 o Ex-Presidente da Câmara e Ex-Deputado, sempre foi uma das grandes personalidades do mundo sócio-político e econômico de nossa cidade. Amante de uma boa leitura, em sua antiga residência, na Praça Governador Valadares, o Mestre Dr. Jacy, todas as manhãs, mantinha sempre um contato amigo com todos os varginhenses. Prova disto que retorna para a política, desta feita por votação popular.

Com o passar do tempo, o Dr. Jacy, com sua integridade e espírito de homem justo torna-se Prefeito de Varginha. Dentre as mais importantes obras deixadas e que também foram encaminhadas quando de sua última gestão de Vereador e Prefeito foi a implantação de serviço de água - captação - adutora e a implantação da tão sonhada estação de tratamento de água, no alto do Tide, hoje Vila Paiva, e os serviços de água e esgoto na Vila Pinto desafio a todos os administradores da cidade. O Ex-Presidente da Câmara, Ex-Deputado e Prefeito de Varginha, faleceu em 20 de agosto de 1987. UM dia de luto para varginha Varginha amanheceu de luto, ontem, com o falecimento de um dos grandes homens de sua história. Político desde a infância, Jacy de Figueiredo foi um lutador valoroso nesse terreno em prol da cidade de Varginha, sua terra que muito amou. Chefe do antigo PR (Partido Republicano), Deputado e Prefeito, agindo com a maior correção e dignidade, foi dos que mais fizeram pela nossa terra e pela nossa gente. Enfrentou lutas terríveis com adversários poderosos e inteligentes , nem sempre levando o melhor, mas sempre se havendo, com firmeza e bravura, enfrentando os revezes com aquele estoicismo que só aos fortes assiste, com a consciência de estar agindo com justeza e lealdade.

Aliado ao também grande varginhense Deputado Domingos Ribeiro de Resende, comandou os destinos da nossa cidade por muito tempo, justamente na época em que ela mais progrediu, criando a estrutura necessária para estabelecimento aqui dos grandes melhoramentos que o fizeram crescer de maneira tão vertiginosa. Apesar de na política ter tido um escola calçada nos velhos moldes, quando os coronéis, - para ganhar as eleições, tinham os recursos dos jagunços e da polícia -, Jacy de Figueiredo sempre primou pelo sentimento de justiça, pela clareza no trato e pelo espírito de concórdia. Nunca usou dos médotos antiquados de lutas, e sempre apoio, aos que lhe procuravam em busca de proteção e justiça. Varginha está de luto com o desaparecimento de um dos seus último grandes Homens. "Transcrito do Jornal do Correio do Sul de 21/08/87".

 

Sessões Plenárias

Veja antecipadamente os assuntos abordados:

Pauta das Sessões
 

Assista também através de nossos canais:

Transmissão das Sessões

 

Expediente

Nossa equipe está disponível de segunda a sexta,
das 8h as 18h para auxiliá-lo(a).

- Pça. Governador Benedito Valadares, n°11, Centro
  37002-020, Varginha - MG

- 35 3219 4757

 

Perguntas Frequentes

JoomShaper